Rudinei Marques é reeleito para a presidência do Fonacate

Secretário executivo do Unacon Sindical assume o cargo na condição de presidente da Fenaud

O secretário executivo do Unacon Sindical, Rudinei Marques, foi reeleito para a presidência do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate) em assembleia geral realizada nesta quarta-feira, 17 de novembro.  Além da eleição para o próximo triênio 2022-2024, a assembleia, que contou com a presença do presidente do Sindicato, Bráulio Cerqueira, também encaminhou ações contra PEC 32/2020, da reforma administrativa, e a PEC 23/2021, dos Precatórios.

Marques, que ocupa o cargo na condição de presidente da Fenaud, agradeceu a confiança dos demais presidentes e se comprometeu a dar continuidade ao trabalho de mobilização e de fomento ao debate técnico sobre temas de interesse do funcionalismo, que vem sendo desenvolvido.

Também foram eleitos os novos titulares para as vice-presidências e para Secretaria-Geral. Na 1ª vice-presidência (Financeiro), assume Rodrigo Spada, presidente da Febrafite; na 2ª (Administração e Patrimônio) Celso Malhani, diretor da Fenafisco; o presidente do Sinal, Fabio Faid, foi reeleito para 3ª vice-presidência (Comunicação); e Pedro Pontual, presidente da Anesp, assume 4ª (Relações Institucionais). Rivana Ricarte, presidente da Anadep, é a nova secretária-geral.

PAUTA DE MOBILIZAÇÃO

No que tange à PEC 23/2021, Bráulio Cerqueira destacou o trabalho parlamentar com o objetivo de resguardar o pagamento dos precatórios alimentares já inscritos para o próximo ano. “O governo poderia compatibilizar tudo isso que está sendo proposto, criação do novo auxilio, reajuste e etc, com o pagamento integral dos precatórios, se retirasse essa dívida do teto de gastos”, ponderou, ao informar que este é o foco das emendas elaboradas.

Outra pauta que segue no centro da mobilização é a reforma administrativa. Com riscos de a PEC 32/2020 ser aprovada ainda este ano, os presidentes deliberaram pela manutenção da agenda de atos públicos, como as manifestações nos aeroportos e no Parlamento.

Ao fim da assembleia, as entidades afiliadas participaram de um coquetel de confraternização que contou com as presenças dos deputados Professor Israel Batista (Solidariedade/DF), Erika Kokay (PT/DF) e Rogério Correia (PT/MG).