Perguntas Frequentes sobre movimento de entrega de cargos

Esclareça suas dúvidas sobre as listas de entrega e de não assunção de cargos na CGU

Por que devo assinar as listas?
O movimento de entrega de cargos é uma importante ferramenta para pressionar a Administração pela abertura de uma negociação com vistas à recomposição salarial dos servidores da carreira de Finanças e Controle. Desde o último reajuste, as perdas inflacionárias já corroeram 20% do poder de compra e, além disso, com a sinalização de reajustes para categorias específicas, a assimetria da tabela remuneratória com carreiras correlatas do Executivo Federal pode ser acentuada.

Qual a urgência dessa mobilização?
Tendo em vista as limitações trazidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, o governo não pode conceder qualquer tipo de recomposição nos 180 dias anteriores ao fim do mandato e nem mesmo incluir uma previsão com impacto para o próximo ano. Isso significa que, se não houver uma negociação agora, só teremos uma possibilidade de recomposição em 2024.

Se eu assinar a lista de intenção de entrega de cargo perderei minha comissão automaticamente?
Não, você não perderá sua comissão automaticamente. Seu nome constará numa lista sigilosa de colegas que estão dispostos a fazer a entrega em ato conjunto.

Quando a lista será entregue?
O momento oportuno para apresentação da lista será decidido em conjunto e deliberado pela carreira em Assembleia Geral Extraordinária. É importante ressaltar que a entrega será feita de forma coordenada com a divulgação dos compromissos de não assunção de cargos pelos demais servidores da carreira.

O que é o compromisso de não assunção de cargos? 

Ao assinar esse termo, o servidor da carreira se compromete a não assumir os cargos vagos em decorrência da entrega de cargos durante a mobilização. É uma lista tão importante quanto a lista de entrega de cargos, pois sinaliza a unidade e a força do movimento.

Todos precisam assinar o compromisso de não assunção de cargos? 

Sim, todos precisam assinar, inclusive aqueles que subscreveram a lista de intenção de entrega de cargo.

Que dados preciso fornecer para subscrever a lista?
Nome completo, email institucional e departamento de lotação