Comprovante de rendimentos de agente público federal ativo será emitido exclusivamente pela internet

Regra foi determinada por portaria da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, publicada em fevereiro de 2022. O download pode ser realizado via portal ou aplicativo de celular SOUGOV.BR; veja como baixar

Mudança. A partir de 2022, o comprovante de rendimentos para fins de Declaração do Imposto de Renda de 2022 (ano-base 2021) de agente público federal ativo será emitido exclusivamente pelo portal ou aplicativo de celular SOUGOV.BR. A regra foi determinada pela Portaria SGP/SEDGG/ME nº 1.455, de 16 de fevereiro de 2022, em seu artigo 12, que vedou a emissão do Comprovante de Rendimentos pelas Unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos e entidades da Administração Pública federal.

Aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo Federal ainda podem se dirigir à unidade de Gestão de Pessoas do seu órgão de origem para solicitar a emissão do comprovante. Para eles, o download pela internet é uma alternativa ao comparecimento presencial. No entanto, a Administração recomenda que os documentos sejam acessados por todos, preferencialmente, pelo SOUGOV.BR.

PRAZO

💡 Fique atento. O prazo para os contribuintes entregarem a declaração de Imposto de Renda de 2022 encerra dia 29 de abril de 2022.

COMO ACESSAR

Para obter o Comprovante de Rendimentos, seja pelo aplicativo de celular ou pelo computador, o usuário deve acessar a função “Rendimentos IRPF”, que está entre os serviços de “Autoatendimento” na tela principal, e fazer o download do comprovante referente ao ano de 2021.

💡 É importante verificar a qual órgão o servidor está vinculado. Se possuía mais de um vínculo no ano de 2021, será necessário emitir mais de um comprovante, selecionando o respectivo órgão no topo da página principal do SOUGOV.BR.

Confira o passo a passo disponibilizado pelo Governo Federal em vídeo publicado no YouTube ou no passo a passo abaixo.

DOWNLOAD

DÚVIDAS

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do seu órgão de origem.

 

STN

Priscila

(61) 3412-3973

priscila.castro@tesouro.gov.br

CGU

Tiago

(61) 2020-6703 ou (61) 2020-6708

cogep.pagamento@cgu.gov.br

 

SERVIÇO

O Unacon Sindical oferece suporte para a declaração de Imposto de Renda. O filiado interessado poderá entrar em contato por email irpf2022@unaconsindical.org.br ou pelo WhatsApp (61) 98215-9695. Gratuito, o serviço virtual pode ser solicitado por filiados ativos, aposentados e pensionistas de todo o país. Residentes do DF que preferirem, podem optar pelo atendimento presencial, mediante agendamento prévio.

💡 Para garantir que todas as declarações de imposto de renda sejam enviadas dentro do prazo, o Unacon Sindical vai receber novas solicitações de atendimento somente até às 17h do dia 29 de abril de 2022. Não deixe para a última hora!
Confira, no site do Unacon Sindical, a lista de documentos necessários para declaração do IR 2022 (acesse aqui).