A caminho da greve, servidores do Tesouro Nacional pedem exoneração de cargos em comissão nesta sexta, 13

Servidores solicitaram exoneração dos cargos e funções comissionadas em protesto contra a inércia do governo acerca da pauta reivindicatória

Diante da ausência de proposta oficial de reestruturação para a carreira de Finanças e Controle, 70% dos detentores de cargos e funções em comissão na Secretaria do Tesouro Nacional solicitaram exoneração nesta sexta-feira, 13 de maio, em ofício encaminhado ao secretário Paulo Fontoura Valle. No documento, os servidores do Tesouro destacam que, desde a última recomposição salarial a inflação acumula alta de 25,1%, enquanto o prazo legal para reestruturação este ano está se exaurindo. Além disso, prossegue a sinalização do governo de ampliação do desalinhamento remuneratório entre carreiras de Estado do Executivo Federal em detrimento dos servidores de Finanças e Controle, situação inaceitável para o movimento.

“Uma política salarial discriminatória é inaceitável. Caso se concretize, a remuneração da carreira de Finanças e Controle passaria a representar apenas 60% de outras carreiras com o mesmo grau de complexidade e a mesma posição estratégica para o Estado. Isso representaria um imenso retrocesso, não só para os servidores, mas para as próprias instituições, Tesouro Nacional e Controladoria-Geral da União”, avalia o presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, que avisa: “o próximo passo é a greve”.

O pedido de exoneração foi encaminhado ao secretário do Tesouro após a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada no início da tarde desta sexta. “Consideramos que, infelizmente, não houve progresso satisfatório no sentido de garantir o alinhamento remuneratório à Carreira de Finanças e Controle face às promessas de concessão de reajuste diferenciado a determinadas carreiras”, ponderam os servidores, em carta enviada juntamente com o ofício.

CARTA COM PEDIDO DE DISPENSA DE FUNÇÕES E CARGOS

Além da entrega de cargos, a AGE deliberou uma nova paralisação para a próxima terça-feira, 17 de maio. Data em que será realizada uma assembleia para organização da convocação de greve.

Pauta reivindicatória da carreira de Finanças e Controle:
– Alinhamento remuneratório com carreiras correlatas do Executivo Federal;
– Reestruturação da carreira;
– Recomposição salarial;
– Nível superior para ingresso em ambos os cargos da carreira.