Servidores da Controladoria-Geral da União se reúnem em AGE após início da greve

Realizada na tarde de segunda-feira, 30 de maio, assembleia virtual teve mais de 450 participantes

Na tarde de segunda-feira, 30 de maio, os servidores da Controladoria-Geral da União (CGU) realizaram a primeira Assembleia Geral Extraordinária (AGE) após o início da greve no órgão pela recomposição salarial da carreira de Finanças e Controle. O encontro virtual teve mais de 450 participantes. A mobilização da carreira ganha força na reta final, em razão do calendário eleitoral, da campanha salarial.

Bráulio Cerqueira, presidente do Unacon Sindical, reiterou a importância da carreira se manter unida e mobilizada. “Ainda temos muito trabalho pela frente e vamos precisar estar juntos para pressionar o governo”, disse, lembrando que, em função da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) que impede aumentos de salário a menos de 180 dias do fim de um mandato presidencial, o governo precisa, necessariamente, bater o martelo nessa semana ou na próxima para que o reajuste seja transformado em lei até o dia 1° de julho.

“Assessores parlamentares avaliam que o prazo seguro para a tramitação de uma Medida Provisória e sua a conversão em lei é de, no mínimo, três semanas. Mas chegamos a essa altura da campanha salarial ainda sem nenhuma definição do governo. Sem dúvidas, esta é a campanha salarial mais inusitada dos últimos 20 anos da carreira”, apontou Rudinei Marques, secretário executivo do Unacon Sindical.

Reonauto Souza, membro da Comissão Nacional de Mobilização lembrou que o movimento tentou de tudo antes de deflagrar a greve. “Ninguém queria chegar a esse ponto. Mas estamos aqui empreendendo esforços para levar adiante a greve e fazer valer nossa pauta reivindicatória que é mais do que justa”, disse.

ENTREGA DE CARGOS

Antes de iniciar a greve, os detentores de cargos e funções comissionadas da CGU colocaram seus postos à disposição da Administração. O movimento teve adesão de 170 servidores, com destaque para a participação dos superintendentes regionais: 24 dos 26 superintendentes colocaram o cargo à disposição.

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO

Nova assembleia de toda a carreira será realizada ainda nessa semana. Fique atento ao calendário de mobilização no hotsite do movimento http://unacon.org.br/mobiliza, e entre no grupo de WhatsApp, aberto para filiados e não filiados, criado especificamente para divulgar notícias da Campanha Salarial.

WhatsApp Mobiliza CGU