Em entrevista, Rudinei Marques fala do papel preponderante do funcionalismo na retomada do desenvolvimento

Desafios enfrentados pelos servidores nos últimos anos também estiveram em pauta

O Dia do Servidor Público, comemorado no último dia 28 de outubro, foi o ponto de partida da entrevista concedida pelo secretário executivo do Unacon Sindical, Rudinei Marques, ao portal da Central de Concursos. Na pauta, conquistas obtidas pelo funcionalismo nas últimas décadas, desafios atuais e a retomada do desenvolvimento no país. 

“O Brasil é um dos campeões mundiais em desigualdade econômica e social. Cabe ao Estado, por meio do serviço público, atenuar as vicissitudes sociais decorrentes dessa exclusão, levando educação, saúde, assistência social e outros serviços à população. Para além disso, ao serviço público competem inúmeras funções, como fiscalização, regulação, controle, segurança pública, promoção da justiça, indução ao desenvolvimento e tantas outras”, afirmou Marques, ao Portal.  

No que tange aos desafios vivenciados pelos servidores, o dirigente lembrou a campanha de vilanização dos servidores públicos e as tentativas de fragilização do Estado, sintetizadas na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da Reforma da Previdência.  “Na União, os últimos quatro anos foram de ataques reiterados e desprestígio ao funcionalismo, como ficou mais evidente nas áreas do meio ambiente, da pesquisa, das relações internas e de proteção aos povos originários. Nos outros entes federados, o quadro não é muito diferente, pois a regra são baixos salários, ingerência política e crescente terceirização, o que é preocupante quando se tem o objetivo de prestar bons serviços à população”, pontuou. 

Leia a íntegra da entrevista aqui.