Governo e Fonacate discutem abertura da negociação salarial

“O governo Lula sancionou as leis que concederam recomposição salarial ao Judiciário, Legislativo, MPU e DPU, com efeitos financeiros iniciando em fevereiro. Está na hora do reajuste emergencial dos servidores civis do Executivo federal”, destacou Rudinei Marques

No final da tarde desta segunda-feira, 30 de janeiro, representantes do Fonacate e Fonasefe participaram de reunião realizada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Na pauta, o evento de reabertura da Mesa Nacional de Negociação Permanente com os servidores, que acontecerá no dia 7 de fevereiro, em Brasília, e contará com a presença de 9 ministros de Estado.

A reunião contou, pelo lado do governo, com a presença da ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, do secretário de Gestão de Pessoas e de Relações do Trabalho do Ministério de Gestão, Sérgio Mendonça, do secretário-executivo do Ministério do Trabalho, Francisco Macena, e assessores das duas pastas.

O presidente do Fonacate e secretário executivo do Unacon Sindical, Rudinei Marques, apresentou os pleitos de interesse do Fórum e das afiliadas: revogação imediata das medidas antissindicais dos governos anteriores; adoção de medidas para fortalecer a organização sindical; recomposição salarial emergencial; instauração das mesas setoriais para questões específicas de cada carreira; e implementação dos termos não cumpridos em acordos salariais anteriores. Por fim, cobrou que já no dia 7 de fevereiro sejam anunciadas medidas concretas em relação às reivindicações apresentadas.

Marques também anunciou que nesta terça-feira, 31 de janeiro, será lançada a campanha salarial dos servidores federais, com evento virtual transmitido para todos o país, com transmissão cruzadas em dezenas de entidades de classe, tuítaços, campanhas de rádio e outdoors pela cidade. “O governo Lula sancionou as leis que concederam recomposição salarial ao Judiciário, Legislativo, MPU e DPU, com efeitos financeiros iniciando em fevereiro. Está na hora do reajuste emergencial dos servidores civis do Executivo federal”, frisou.

Nesta retomada do diálogo com o novo governo e volta da mesa de negociação (que não existiu nos dois governos anteriores), os dirigentes presentes alertaram que a recomposição das perdas salariais dos últimos seis anos é emergencial.

A ministra Esther Dweck disse que acompanhou – e aproveitou para parabenizar – a resistência das entidades de classe do funcionalismo nos últimos anos. Segundo Dweck, essa luta foi fundamental para evitar uma destruição ainda maior do serviço público. Por fim, convidou todas as afiliadas aos Fóruns presentes para o lançamento da mesa nacional de negociação permanente, que ocorrerá dia 7 de fevereiro, às 10h, na sede do ministério: “A retomada do diálogo com o funcionalismo é um compromisso deste governo. Inclusive, queremos que todos os ministros presentes ouçam as reivindicações que vocês vão trazer”.

Para o presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira,  “as presenças da ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e do ministro do Trabalho em reunião preparatória para a reabertura da mesa de negociação federal reforçam o compromisso do governo com o diálogo com os servidores”. Ele destaca, também, a urgência de encaminhamento da demanda. “A recomposição emergencial já está valendo no Judiciário e Legislativo. O Executivo tem todos os elementos para enviar MP de emergência com o reajuste dos servidores”.

Com informações: Ascom/Fonacate