Dia Nacional de Mobilização marca o início da Campanha Salarial de 2023

O conjunto das representações de classe do Executivo se prepara agora para a instalação da mesa negocial com o governo

Para dar a largada à Campanha Salarial de 2023, o Fórum Nacional de Carreiras de Estado (Fonacate), em parceria com o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), promoveu ato virtual durante a tarde da última terça-feira, 31 de janeiro, com o mote “Recomposição Já!”. O evento contou com a presença de diversas lideranças da classe.

Bráulio Cerqueira, presidente do Unacon Sindical, participou da atividade e, em sua fala, reforçou a necessidade de reajuste emergencial, ante a defasagem salarial de até 40% – dependendo do caso – pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), entre 2017 e 2022. A defasagem dos auxílios alimentação e saúde, desde o último reajuste, chega a 44%.

“É imperiosa a necessidade de reajuste em função dessas perdas e pelo aumento das alíquotas previdenciárias. E é possível reajustar. Já há espaço no orçamento para reproduzir o que foi dado em termos de recomposição salarial para o Judiciário e o Legislativo”, apontou Cerqueira que identifica potencial para ir além. “O governo foi eleito pra fazer mais, muito mais, do que o governo anterior, e estamos aqui para ajudar. Precisamos rever o teto de gastos e a forma como são geridas as finanças públicas. Dá pra fazer muito mais do que veio sendo feito. Pra gente sair desse estado calamitoso, precisamos repensar o orçamento e as finanças públicas”, concluiu, sugerindo que o Fórum considerasse a discussão da instalação de estado de mobilização permanente, após a abertura da mesa de negociação.

“As lutas empreendidas pelo Fonacate nos últimos anos nos habilitam para instalar a campanha salarial de 2023 em nome de todos os servidores públicos do poder executivo”, destacou Rudinei Marques, secretário executivo do Unacon Sindical, que conduziu e mediou o encontro na condição de presidente do Fonacate.

O conjunto das representações de classe do Executivo se prepara agora para a instalação da mesa negocial com o governo. O tema esteve em pauta durante reunião entre lideranças da classe e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, na última segunda-feira, 30 de janeiro (saiba mais aqui).

 

Com informações: Ascom/FONACATE