Unacon Sindical e Fonacate apresentam contraproposta de 13,5% ao governo

Percentual foi definido em reunião com a participação do presidente Bráulio Cerqueira, na tarde desta sexta, 24

O Unacon Sindical e demais entidades representativas dos servidores do Executivo federal, que também compõem o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), aprovaram em reunião na tarde desta sexta-feira, 24 de fevereiro, o envio de contraproposta ao governo federal sobre a recomposição salarial. O presidente do Sindicato, Bráulio Cerqueira, participou do debate que deliberou o percentual de 13,5%, já apresentado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio de ofício.  

No documento remetido ao secretário de Gestão de Pessoas e de Relações de Trabalho do MGI, Sérgio Mendonça, as entidades destacam que o percentual de 7,8% está muito aquém das perdas acumuladas nos últimos anos e propõem que o governo eleve sua oferta para 13,5%, com vigência a partir do mês de março.  

O ofício solicita, ainda, que o governo inclua no presente acordo o compromisso de equiparação de todos os benefícios dos servidores do Executivo com os dos demais Poderes, até o final de 2026. 

“A proposta do governo foi bem-vinda, especialmente depois de seis anos sem qualquer negociação, mas pode ser aperfeiçoada, pode avançar. Esse é nosso entendimento”, afirma o presidente do Unacon Sindical. Nesse sentido, destaca que a contraproposta enviada avança na recomposição das perdas dos últimos anos e propõe um compromisso de médio prazo com a isonomia entre Poderes no que tange aos benefícios dos servidores. ”É razoável e factível. Agora é voltar à conversar e chegar a um bom termo”, concluiu.  

O secretário executivo do Sindicato e presidente do Fonacate, Rudinei Marques, ressalta a urgência da demanda.  “Os servidores estão muito ansiosos aguardando o desfecho dessa negociação, que nós esperamos que não se estenda além de meados de março.” 

A próxima reunião de trabalho da Mesa Nacional de Negociação Permanente está agendada para terça-feira, 28 de fevereiro.  

Confira o ofício abaixo.  

Com informações: Fonacate