Sindicato apresenta à CGU proposta de remuneração variável por produtividade para carreira de Finanças e Controle

Demanda foi levada à Secretaria Executiva do órgão na última sexta, 31 de março. Órgão se dispôs a dialogar com o Tesouro sobre o tema

Vânia Lúcia Ribeiro Vieira, secretária executiva da Controladoria-Geral da União (CGU), confirma disposição para o diálogo sobre o projeto de remuneração variável por produtividade da carreira de Finanças e Controle com a Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Fruto de um pedido do Unacon Sindical, a sinalização positiva para a interlocução entre os dois órgãos foi feita na última sexta-feira, 31 de março. Bráulio Cerqueira, Daniel Lara, Elaine Niehues, Rudinei Marques, Roberto Kodama e Carlos Janz representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) na reunião presencial que também contou com a participação do secretário-executivo adjunto, Claudio Torquato da Silva, e do chefe de gabinete, Fábio Félix.

“Entendemos que sem o apoio da CGU e da STN o projeto não decola. A contribuição das duas instituições será fundamental para o andamento da pauta”, destacou Cerqueira, presidente do Unacon Sindical, que entregou à secretária executiva documento com a justificativa, os parâmetros e as sugestões de fontes de financiamento para a remuneração variável da carreira. O material também foi entregue ao secretário do Tesouro, Rogério Ceron, em reunião realizada no dia 9 de março (relembre aqui).

Após o reajuste emergencial de 9% para este ano, a atenção do Sindicato se volta para a pauta prioritária da correção do desalinhamento remuneratório com outras carreiras de Estado. “As assimetrias salariais atuais”, explica Cerqueira, “não encontram justificação nem técnica nem política, promovem fuga de talentos e prejudicam, sobremaneira, o clima organizacional da STN e da CGU”.

“Vocês vão sempre contar com o apoio dessa gestão para todas as pautas legitimamente apresentadas. Não vejo nenhum óbice em realizarmos reuniões conjuntas entre CGU e Tesouro”, declarou a secretária executiva. Em complemento, Vieira alertou que “podemos alinhar o entendimento sobre a proposta, mas a discussão deve, necessariamente, se realizar no âmbito do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)”.

Nível Superior para ingresso no cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC) e indenização para fixação de pessoal em locais de difícil provimento também entraram na pauta do encontro.

 

PRÓXIMOS PASSOS

Esta semana o Sindicato irá criar uma comissão de acompanhamento e mobilização em prol da remuneração variável, em complemento ao subsídio, para a carreira de Finanças e Controle. O colegiado será composto exclusivamente por filiados. Os membros devem ser anunciados após a reunião do Conselho de Delegados Sindicais (CDS), que ocorre semana que vem.