Unacon Sindical se reúne com secretário do Tesouro para tratar da valorização da carreira de Finanças e Controle

Bráulio Cerqueira e Rudinei Marques participaram da agenda, nesta quinta, 9, que contou também com a Secretária Adjunta e Subsecretaria de Assuntos Corporativos

Buscando fortalecer junto ao novo governo a pauta de valorização da carreira de Finanças e Controle, o presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, e o secretário executivo, Rudinei Marques, se reuniram com o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, nesta quinta-feira, 9 de março. A agenda contou também com a participação da secretária-adjunta, Viviane Varga, da subsecretária de Assuntos Corporativos, Paula Bicudo, do coordenador-geral de Desenvolvimento Institucional, Lincoln Moreira Jorge Junior, e da coordenadora de Desenvolvimento Institucional, Priscila Cavalcante.

Com a terceira rodada da Mesa de Nacional de Negociação Permanente, no âmbito do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, agendada para esta sexta, 10, os dirigentes informaram à direção do Tesouro o andamento das tratativas. “A expectativa é que o governo apresente, nesta sexta, uma resposta à contraproposta levada à Mesa pelo conjunto das entidades de classe do Executivo federal. Além da majoração, para 13,5%, do percentual da recomposição salarial, estamos pleiteando o compromisso de equiparação dos benefícios entre os Poderes até o fim dessa gestão. Este pedido repararia uma grande distorção”, afirmou Rudinei Marques.

O presidente do Sindicato discorreu sobre o sentido de urgência da valorização da carreira de Finanças e Controle e detalhou as reivindicações dos servidores, chanceladas em assembleia, bem como as ações do Sindicato em busca da correção das assimetrias remuneratórias com carreiras correlatas do Executivo, inclusive em relação àquelas do próprio Ministério da Fazenda. “Importante destacar que no Tesouro Nacional e na Controladoria-Geral da União atuam servidores de alto nível que desenvolvem atividades complexas e de grande impacto para a Administração como um todo. Aqui, na Fazenda, desempenhamos funções estratégicas para as finanças públicas, de imensa relevância para a macroeconomia, a estabilidade, o desenvolvimento inclusivo, para a população”, pontuou Bráulio Cerqueira.

Às vésperas do aniversário do Tesouro, o secretário aproveitou a oportunidade para elogiar os servidores da Pasta. Em sua fala, destacou a competência, qualificação e profissionalismo do quadro funcional, afirmando que os servidores “podem contar com o apoio da direção nas pautas que valorizem a carreira e a instituição”.

Ao fim da reunião, o secretário se dispôs a intermediar agenda do Sindicato com a cúpula do Ministério da Fazenda.

“A mobilização dos servidores traduzida em aperfeiçoamento das nossas propostas, o apoio construtivo do Tesouro e a ampliação dos espaços de interlocução com a Fazenda e com o governo reforçam o caminho para a adoção de medidas concretas de valorização da carreira de Finanças e Controle, esse o nosso propósito”, concluiu o presidente do Sindicato.