Diretora de filiados Elaine Niehues Faustino representa DEN em homenagem da CGU ao dia das mães

Realizado na tarde desta quinta-feira, 11 de maio, evento contou com a presença da secretária executiva Vânia Lúcia Ribeiro Vieira, e da Diretora de Gestão Corporativa (DGC), Érika Lemância

Na tarde desta quinta-feira, 11 de maio, a diretora de filiados Elaine Niehues Faustino representou a Diretoria Executiva Nacional (DEN) na comemoração ao dia das mães promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU). Transmitida para todo o país pelo Teams, a homenagem teve exibição de fotos enviadas pelas servidoras, entrega de rosas e coffee break patrocinado pelo Unacon Sindical. A solenidade também contou com apresentação especial do coral da CGU, atividade financiada pelo Sindicato há 10 anos. A secretária executiva, Vânia Lúcia Ribeiro Vieira, e a Diretora de Gestão (DGC), Érika Lemância, participaram da solenidade.

O reconhecimento à força e à dedicação das Auditoras e Técnicas de Finanças e Controle esteve presente em todas as falas. “É missão da CGU fomentar um ambiente propício e cada vez mais acolhedor para as mulheres que abraçam a missão da maternidade com coragem, ternura e amor. Toda minha admiração e gratidão a vocês que se destacam em todas as atividades, dentro e fora do órgão”, destacou a secretária executiva da CGU, logo na abertura da atividade.

Mãe de dois, Elaine Niehues falou sobre a importância de uma rede de apoio sólida para as mulheres. Para contextualizar, a diretora de filiados do Unacon Sindical trouxe um episódio presenciado recentemente. Ela compartilhou o incômodo que sentiu com a reação de estranhamento de alguns colegas diante de um servidor que precisou se ausentar mais cedo de uma reunião para buscar o filho na escola. “Se a responsabilidade com a criação dos filhos deve ser dividida, o fato do pai desempenhar esse tipo de função não deveria mais causar espanto. Nós, mulheres, até curamos machucados com beijinhos, mas não somos super-heroínas. Precisamos de uma rede de apoio para que possamos ‘ser quem somos’: mulher, profissional, sindicalista, amiga, filha, irmã, esposa e outras tantas facetas. A coragem de ‘ser quem se é’ nos aproxima dos nossos filhos. Na minha visão, esse é o maior legado que podemos deixar para eles”, pontuou.

Defendendo a importância do autocuidado, a mensagem da Diretora de Gestão seguiu a mesma linha. “Nós temos tempo para cuidar de tudo e de todos. Meu recado é que para que possamos nos cuidar e nos amar cada vez mais”, disse Lemância, que também levou para a solenidade um trevo de quatro folhas, cultivado por ela.  “Essa planta, simboliza esperança, fé, amor e sorte. E esse é o meu desejo para todas vocês”, concluiu. Coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Simei Spada, foi presenteada com o trevo em nome de todas as mães que trabalham na CGU.