Unacon Sindical estreita laços com dirigentes sindicais e formadores de opinião em atividade na Hertie School, em Berlim

Realizado entre os dias 22 e 26 de maio, encontro tem como objetivo ajudar lideranças brasileiras a identificar oportunidades e elaborar estratégias de ação a partir da experiência de especialistas e parlamentares alemães

O Unacon Sindical participa do Programa de Treinamento para os Líderes Sindicais do Setor Público Brasileiro. Idealizado e promovido pelo instituto República.org e pelo Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate) em parceria com a Hertie School, a capacitação ocorre entre os dias 22 e 26 de maio, em Berlim. Rudinei Marques e Elaine Niehues Faustino representam a Diretoria Executiva Nacional (DEN) na atividade, com o objetivo de importar elementos, práticas e fundamentos para, entre outros pontos, amadurecer o debate sobre gestão pública, estratégias de comunicação e contextos políticos a partir da experiência de especialistas e parlamentares alemães.

“Está sendo muito importante conhecer a realidade laboral e política da Alemanha, sobretudo numa universidade de ponta como a Hertie School. Interagir com pesquisadores e membros do parlamento Alemão. Isso certamente vai qualificar ainda mais as nossas lideranças para os desafios que teremos pela frente no Brasil”, apontou Marques secretário executivo do Unacon Sindical e presidente do Fonacate e da Fenaud.

O painel “Os Sindicatos Alemães: Estrutura, função e autoconfiança” conduzido por Matthias Genchi, Gerente de Gabinete do Presidente da Confederação Sindical Alemã (DGB), no dia 24, também chamou a atenção de Marques que destacou, entre outros pontos, o princípio de ‘independência partidária’ da DGB, que se ocupa de ser pluralista e independente, mas não politicamente neutra.

A DGB é uma federação, composta por oito sindicatos membros. Fundada em 1949, após a Segunda Guerra Mundial, ela é considerada hoje a voz dos trabalhadores na Alemanha e Comunidade Europeia.

Niehues avalia como positiva a integração com outros dirigentes e com os formadores de opinião durante a formação. “A participação de representantes sindicais de outras carreiras Típicas de Estado e de jornalistas brasileiros na capacitação foi muito oportuna e proporcionou reflexões importantes sobre a conjuntura política do país. Saímos de uma era reativa, em que apagar incêndio era a regra. Agora ingressamos em uma fase favorável, que nos permite ser mais proativos. Todos os debates seguiram essa linha, de nos ajudar a identificar oportunidades e elaborar estratégias de ação”, explicou. No total, 16 dirigentes integram a comitiva de líderes sindicais brasileiros.

Para facilitar o intercâmbio de experiências, as discussões ocorrem no formato de palestras interativas. Professores da Hertie School, uma das mais prestigiadas escolas internacionais de governança, e líderes sindicais e parlamentares alemães, conduzem os debates.