Ministro da CGU reforça compromisso com o fortalecimento da carreira de Finanças e Controle

Em reunião realizada com a DEN na tarde desta quarta, 2, Vinícius de Carvalho acatou sugestão do Sindicato de fazer nova live com os servidores da Casa e demonstrou interesse em colaborar com a pauta do movimento Valorização Já

Mais um passo. O Valorização Já, movimento pelo fortalecimento da carreira de Finanças e Controle, avança em direção a uma solução conjunta da sua pauta reivindicatória. Na tarde desta quarta-feira, 2 de agosto, o Unacon Sindical teve uma reunião positiva com o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, e com o secretário-executivo adjunto da Pasta, Claudio Torquato da Silva. O chefe de gabinete do órgão, Flávio Marques Prol, também participou da agenda.

Daniel Lara, Rudinei Marques, Elaine Niehues Faustino e Roberto Kodama representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) no encontro, acompanhados de dois membros da comissão designada para definir estratégias relacionadas à proposta de remuneração por desempenho da carreira, em complemento ao subsídio: a delegada de Controle Interno Roberta Holder e o Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) Alisson Neres Lindoso.

Presidente interino do Unacon Sindical, Lara atualizou o ministro da CGU sobre as últimas ações do movimento, como a entrega da carta aberta, com mil assinaturas, para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (relembre aqui).

“O encontro com o ministro Fernando Haddad foi muito positivo. Ele elogiou bastante a qualidade técnica dos servidores da carreira de Finanças e Controle, em especial os que atuam no Tesouro. Também demonstrou simpatia à nossa pauta e disse que sempre deixou um legado por onde passou no que diz respeito à valorização do funcionalismo”, contextualizou Lara, entregando a carta aberta para o ministro da CGU.

A expectativa do movimento é pela sinergia entre os órgãos para encontrar uma solução para o pleito. Antes de sugerir uma reunião conjunta entre a CGU e a STN, Marques repercutiu informações recentes sobre a evasão de quadros da carreira. “Temos notícia de que 20% dos novos servidores da CGU já deixaram o órgão para assumir vagas em concursos financeiramente mais atrativos. A situação deve se agravar quando a própria Secretaria do Tesouro Nacional (STN) realizar seu concurso. A valorização da carreira é fundamental para a retenção de talentos. Seria bom que esse movimento fosse realizado em parceria com as duas Casas”, pontuou.

A diretora de filiados Elaine Niehues Faustino pediu a realização de uma live, como a que foi feita no início da gestão de Carvalho. “Este governo dialoga mais com os servidores. Talvez seja o momento de convocar mais uma videoconferência para mostrar que a cúpula da CGU está comprometida com a valorização da carreira”, sugeriu.

O ministro da CGU acatou a sugestão da live com os servidores e demonstrou interesse em colaborar com o movimento. Ele ficou de entrar em contato com Rogério Ceron, Secretário do Tesouro Nacional, para avaliar a minuta do projeto de remuneração por produtividade.

A progressão e a exigência de Nível Superior (NS) para ingresso no cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC), itens da pauta reivindicatória do movimento Valorização Já, também foram tratados.

Na última reunião com o Sindicato, Torquato informou que a progressão e as atribuições dos cargos estavam em fase de reestruturação (relembre aqui). “Podemos enviar o projeto para crítica e avaliação do Sindicato”, sugeriu. A DEN garantiu dar um retorno em até uma semana, a partir do recebimento do material. “É meu interesse resolver essa questão até dezembro, ainda na minha gestão”, informou Lara.