Conselho de Delegados Sindicais aprova mudanças no estatuto do Unacon Sindical

Com foco na simplificação, alterações foram aprovadas na tarde desta terça-feira, 28 de novembro, durante a reunião ordinária virtual do colegiado

Foto: ascom Unacon SIndical/Marcelo Rubartelly

A segunda reunião ordinária de 2023 do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) aprovou mudanças no estatuto social do Unacon Sindical. Com foco na simplificação, as alterações foram aprovadas na tarde desta terça-feira, 28 de novembro. Com duração de dois dias, a reunião hibrida reuniu dirigentes de todo o país (presencialmente na sede do Sindicato, e remotamente pelo Zoom) para deliberar questões relevantes para a carreira de Finanças e Controle, bem como para o funcionamento geral do Sindicato.

 

CAMPANHA SALARIAL

Na segunda, 27, o encontro contou com a participação especial da subsecretária de Assuntos Corporativos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Maria Betânia Gonçalves Xavier, e do secretário-executivo adjunto da Controladoria-Geral da União (CGU), Cláudio Torquato da Silva. Ambos apresentaram um breve relato sobre o andamento da minuta do projeto de remuneração variável, em complementação ao subsídio. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de análise pela consultoria jurídica da CGU.

PROGRESSÃO FUNCIONAL

Seguindo a pauta, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) informou sobre a abertura do prazo para que novos filiados ao Unacon Sindical possam ingressar na ação (nº 0010255-46.2014.4.01.3400), de progressão funcional de 2014. Em acórdão publicado no dia 3 de novembro, o juiz Francisco Alexandre Ribeiro, da 8ª Vara Federal do Distrito Federal, acatou o pedido de cumprimento provisório de sentença visando executar os valores de servidores prejudicados, a partir de 2009 (saiba mais aqui e aqui).

 

IV CONACON

O Conselho também aprovou a realização do IV Congresso Nacional da Carreira de Finanças e Controle (Conacon) no segundo semestre de 2024 e a reativação da comissão de organização, composta pelos delegados sindicais Caetano Rabelo, Ana Maria Balthar, Roberta Guerra Holder e Abelardo Jorge Lessa Lopes. O grupo deve apresentar o regimento interno do evento durante a primeira reunião do CDS do próximo ano, que será realizada em Pernambuco.

NOVA MESA DIRETORA

Ao término da reunião, o secretário executivo do Unacon Sindical, Rudinei Marques, puxou uma salva de palmas em homenagem a Filipe Leão, pela sua liderança ao longo dos últimos anos na presidência do CDS. Em resposta, Leão expressou seu agradecimento: “Deixo o CDS com um profundo sentimento de gratidão pelo voto e pela confiança em agora compor o Conselho de Ética.”