Tesouro Nacional obtém US$ 2 bilhões em títulos “verdes”

Recursos devem financiar projetos associados com a temática ambiental ou social

Promoção do desenvolvimento sustentável do país: A Secretaria Nacional do Tesouro (STN) captou, em novembro, US$2 bilhões em sua primeira emissão de títulos públicos sustentáveis, conhecidos como “green bonds”. A iniciativa visa atrair fundos de investidores estrangeiros com o compromisso de reembolsar esses recursos após um período pré-estabelecido, acrescido do pagamento de juros.

De acordo com comunicado da STN, a instituição “dá continuidade à execução de sua estratégia, se comprometendo a alocar o montante equivalente aos recursos captados em ações que impulsionam a sustentabilidade e contribuam para a mitigação de mudanças climáticas, para a conservação de recursos naturais e para o desenvolvimento social”.

Em nota, o Tesouro afirma ainda que “a emissão representa um novo marco na gestão da Dívida Pública Federal ao reafirmar o compromisso da República com políticas sustentáveis, convergindo com o crescente interesse de investidores não residentes, e com a expansão do mercado de títulos temáticos no mundo”.

A operação, realizada pelos bancos Itaú BBA, JP Morgan e Santander, pagará aos investidores taxa de retorno (juros) de 6,5% ao ano. O pagamento será realizado em 18 de março e 18 de setembro de cada ano.

 

Fonte: Governo Federal