Em defesa dos direitos dos aposentados, Unacon Sindical participa de ato e subscreve ofício ao presidente da República

Atividade realizada na Praça dos Três Poderes, nesta quarta-feira, 24, integra Dia do Aposentado

Entidades dos servidores federais, entre elas o Unacon Sindical, ocuparam a Praça dos Três Poderes, nesta quarta-feira, 24 de janeiro, em ato público em defesa dos direitos e da valorização dos servidores aposentados e seus pensionistas. Atividade faz parte do Dia Nacional do Aposentado, data que também marca o 101º aniversário da Previdência Social.

Durante o ato, Rudinei Marques, presidente do Sindicato, destacou, que no âmbito da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), a proposta do governo foi excludente, ao se limitar ao reajuste de auxílios (saúde, alimentação e creche). “Isso é um desrespeito aos mais idosos que deram a vida pelo serviço público brasileiro. Não abrimos mão que tenhamos em 2024 um reajuste para todos os servidores de forma linear e sem descriminação.”

Além da pauta salarial, outras demandas, como a revogação da reforma previdenciária, a retirada da PEC 32/2020 da pauta do Congresso Nacional e a instalação de uma comissão para tratar da valorização dos aposentados, foram sistematizadas em ofício enviado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

No documento, as entidades destacam, ainda, a significativa contribuição dos servidores públicos aposentados e pensionistas na implementação de políticas públicas. “Fazemos parte de uma categoria essencial para o país.”

Confira abaixo o documento na íntegra.