Diretoria do Unacon Sindical e a Comissão de Mobilização se reúnem com ministro da CGU

Audiência tratou da valorização e da reestruturação da carreira de Finanças e Controle

O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, recebeu a Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Unacon Nacional e a Comissão de Mobilização, nesta terça-feira, 9 de abril, para tratar da valorização e reestruturação da carreira de Finanças e Controle. O encontro contou com a presença da secretária-executiva da CGU, Eveline Martins, e abordou o andamento das mesas de negociação com o Governo Federal, a geral e a específica; a pauta reivindicatória da carreira; a realização de novos concursos públicos; o Programa de Gestão de Demandas (PGD); progressão na carreira; dentre outros.

O presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, criticou a demora do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em apresentar a primeira devolutiva à proposta da carreira, apresentada em 16 de janeiro. Marques informou que nesta quarta-feira, 10 de abril, acontece nova reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP).

“É urgente antecipar a nossa mesa específica. Os servidores estão insatisfeitos e a mobilização está crescendo, com intensificação da operação-padrão e a sinalização de entrega de cargos. A tendência é que a MNNP não negocie mais as pautas remuneratórias, que serão tratadas apenas nas mesas específicas. A carreira não aceita a desvalorização, o rebaixamento e o governo deve enviar o projeto de lei com todas as propostas de negociações individuais até julho. O prazo está se esgotando”, avaliou.

Vinícius de Carvalho manifestou seu apoio às propostas de reestruturação da carreira de Finanças e Controle e falou de sua visita aos estados para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelas regionais da CGU e dialogar com os servidores. O ministro também se comprometeu em tratar das questões dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle com o MGI e o Ministério da Fazenda, além de outros setores do governo.

Pelo Unacon Sindical, estavam presentes, além do presidente, o secretário-executivo, Daniel Lara, o diretor de Comunicação, Luiz Alberto Marques, e a delegada de Controle Interno Roberta Holder, que integra a Comissão de Mobilização. Participaram, ainda, o chefe de gabinete do ministro, Flávio Marques Prol, e o chefe de gabinete da Secretaria-Executiva, Fábio Félix.

Mesa Nacional e AGE acontecem hoje

O secretário de Relações do Trabalho (SRT) do MGI, José Lopez Feijóo, recebe nesta quarta-feira, 10 de abril, às 14h30, as entidades do Fonacate, entre elas o Unacon Sindical, e do Fonasafe, além das centrais sindicais. A reunião da MNNP estava marcada para junho, mas foi antecipada após grande pressão dos servidores públicos federais. As categorias exigem respostas sobre a implementação do reajuste dos benefícios e da recomposição salarial ainda em 2024. No mesmo horário, acontece Assembleia-Geral Extraordinária (AGE) para definir os rumos da mobilização da carreira de Finanças e Controle.

Participe!