Na manhã desta quinta-feira, 9 de janeiro, o Unacon Sindical se reuniu com mais de 100 novos servidores para avaliar as novas regras do Programa de Gestão e Desenvolvimento (PGD) da Controladoria-Geral da União (CGU). O sentimento geral entre os servidores foi de frustração com a regulamentação atual e apreensão em relação à regulamentação das regras.
Servidores ocupantes de cargos de gestão destacaram que o modelo pode prejudicar a administração e a gestão eficiente das equipes, o que agrava ainda mais as preocupações em torno das mudanças.
Após ouvir as falas dos participantes, o Unacon Sindical se comprometeu a reiterar à Secretaria Executiva o pedido de flexibilização das regras. Caso não haja avanços, o Sindicato buscará uma reunião direta com o Ministro Vinicius de Carvalho para garantir que o compromisso assumido durante a campanha salarial seja cumprido. O presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, afirmou que o Sindicato continuará acompanhando de perto o cumprimento do acordo e, caso necessário, buscará mobilizar a carreira para garantir que as promessas feitas sejam atendidas.
O Delegado Sindical Rafael Silva destacou que a regulamentação do PDG, tal qual como publicada, está em total descompasso com o compromisso público assumido pelo ministro. “Na reunião de hoje ficou evidente que, após uma campanha salarial de intensa mobilização, os auditores e técnicos, em especial os do último concurso, estão vigilantes e não medirão esforços para exigir o cumprimento integral do acordo com o MGI e com a Alta Gestão da CGU”.