Na manhã desta sexta-feira, 10 de janeiro, o presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, se reuniu com Simei Spada, coordenadora-geral de gestão de pessoas da Controladoria-Geral da União, para tratar da instalação dos Grupos de Trabalho (GTs), que acontecem no dia 17 de janeiro, conforme o Termo de Acordo n.º 41/2024 (relembre aqui). Os GTs irão redesenhar a carreira de Finanças e Controle e tratar da exigência de nível superior para o ingresso no cargo de Técnico Federal de Finanças e Controle (TFFC).
A reunião também abordou a regulamentação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Rudinei Marques citou a reunião realizada na quarta-feira, entre Sindicato e novos servidores da CGU, listou as principais demandas (relembre aqui) e cobrou ajustes para que a implementação da ferramenta atenda tanto os interesses da Administração quanto o dos servidores. A CGU esclareceu que já atendeu algumas sugestões do Sindicato, e se mostrou aberta à avaliação nos primeiros meses de implementação.
Marques e Spada ainda trataram da progressão dos novos servidores, considerando os acordos extrajudiciais firmados individualmente para que o avanço se dê a cada 12 meses, independentemente da data de ingresso. Como ainda não estão vigentes as novas tabelas trazidas pela Medida Provisória 1.286/2024, por ora só serão implementadas as progressões previstas para março de 2025. Depois da implementação das novas tabelas, os avanços serão promovidos retroativamente, ou seja, haverá a transposição de acordo com os respectivos anexos próprios da MP, a contar de 1º de janeiro, e, posteriormente, novas progressões à medida em que foram contabilizados 12 meses.
Durante a reunião, o Sindicato e a CGU chegaram a um acordo quanto à questão das carteiras funcionais para os novos servidores. A CGU emitirá as novas carteiras, com impressoras adquiridas para impressão local, e também dispõem de brasões em quantidade suficiente; o Unacon Sindical se prontificou a confeccionar as carteiras de couro, para completar o conjunto.