Jornal noticia greve da CGU em Alagoas

Verbas federais ficarão sem vigilância

Analistas e técnicos da Controladoria Geral da União (CGU) entrarão em greve, por tempo indeterminado, a partir de sexta-feira


Os analistas e técnicos da Controladoria Geral da União (CGU) entrarão em greve indeterminada a partir desta sexta-feira. A decisão é fruto do descaso com que o governo federal vem tratando a carreira, não tendo apresentado até hoje, depois de oito meses de negociação, proposta que atenda aos pleitos da categoria.

Entre os pleitos está a equiparação salarial plena com os órgãos arrecadadores, como Receita Federal e INSS. Um funcionário da CGU chegará a receber, em julho de 2008, cerca de 70 % do que recebe um auditor da receita federal, para desempenhar uma atividade compatível. Esta é uma demonstração de que o governo federal não tem se preocupado com o combate à corrupção e a fiscalização de recursos federais.

A Controladoria-Geral da União é o órgão responsável por fiscalizar os recursos federais repassados aos estados e municípios, os órgãos federais, entre eles UFAL e CEAL, e os projetos geridos com recursos do Banco Mundial.

Lembramos que trabalhos executados pela CGU foram fundamentais para o sucesso de diversas operações realizadas pela Polícia Federal, caso das operações Guabirú (desvio de recursos da merenda escolar), Navalha e Carranca(desvios de verbas repassadas para obras), ambas com repercussão no estado de Alagoas.

Com a greve ficará prejudicada a fiscalização de todos os recursos federais repassados para o estado de Alagoas e para os mais de 100 municípios alagoanos, seja por conta de programas federais (FUNDEB, Merenda Escolar, entre outros), seja por conta de convênios – caso do Canal do Sertão.