Portal Terra noticia prejuízos causados por greve do Tesouro

Sindicato: greve do Tesouro pode afetar leilões e repasses

A greve dos servidores do Tesouro Nacional, decretada ontem por tempo indeterminado, pode prejudicar a regularidade dos leilões, transferências de recursos do governo federal para municípios e o pagamento da dívida pública. A afirmação é da secretária geral da União Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon), Márcia Uchôa.


As áreas serão prejudicadas pela entrega de cargos por 120 gerentes do Tesouro, explicou ela.

A Unacon ainda está escolhendo as áreas nas quais irá manter o mínimo de 30% de funcionários previstos na Lei da Greve. “Nossa proposta é que tenhamos essa liberdade para escolhê-las”, afirmou.

Márcia Uchôa disse ainda que a greve pode ser suspensa a qualquer momento e que isso depende da apresentação da proposta governamental, já que a categoria já elaborou uma contraproposta. “O prazo dado foi até dia 30 para que a proposta possa ser encaminhanda à Casa Civil”, lembrou a secretária, que participa das negociações com o diretor do sindicato, Fernando Antunes.

A categoria, que abrange a Controladoria Geral da União (CGU), que ainda não decretou greve em alguns Estados, segundo a secretária; quer equiparação de salários aos dos auditores da Receita Federal, em resposta ao adiamento de reajustes negociados com o governo para 2010.

Nesta quinta-feira, a secretária disse que o sindicato aguarda o fechamento de um acordo com o Banco Central.