Começa seleção de servidores que participarão de programa de capacitação nos EUA

Já estão abertas as inscrições para o processo de seleção dos servidores interessados em participar do programa de capacitação sobre temas referentes à prevenção e combate à corrupção a ser realizado, entre os dias 6 e 17 de outubro, junto ao Institute of Brazilian Issues, em Washington DC, nos Estados Unidos. Os critérios e procedimentos que serão adotados para a escolha dos candidatos constam da Portaria nº 1.004, assinada nesta quinta-feira (10) pelo secretário-executivo da CGU, Luiz Navarro. O resultado da seleção será publicado até o próximo dia 29 de agosto.
Serão selecionados 10 (dez) servidores que, além de participar de visitas técnicas a órgãos do governo norte-americano, instituições privadas e multilaterais, conhecerão estudos técnicos nas áreas de Integridade Pública, Auditoria e Técnicas de Investigação, Ética e Conflito de Interesses, entre outros temas. O Institute of Brazilian Issues, responsável pelo programa, é vinculado ao The Center for Latin American Issues da George Washington University.
Critérios de seleção
Os candidatos serão avaliados de acordo com a qualidade dos trabalhos desenvolvidos na CGU; a repercussão interna e externa dos trabalhos e atividades desempenhados; a contribuição do servidor e de sua atuação para o aprimoramento dos processos de trabalho da CGU; a liderança e comprometimento com o trabalho, considerando, inclusive, as iniciativas propostas para o seu aperfeiçoamento e os resultados alcançados; a coordenação de equipes; a condução de sindicâncias e processos administrativos disciplinares; e o relacionamento inter e intra-institucional do servidor.
Das 10 (dez) vagas, 5 (cinco) serão reservadas aos servidores das unidades regionais. Serão selecionados 3 (três) servidores que se destacaram no desempenho de ações no âmbito do Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos; 3 (três) servidores que se destacaram no desempenho de ações realizadas em operações especiais com a Polícia Federal e/ou com o Ministério Público;  2 (dois) servidores que se destacaram no desempenho de ações de prevenção da corrupção; 1 (um) servidor que se destacou no desempenho de ações correcionais; e 1 (um) servidor que se destacou em uma das Unidades Organizacionais mencionadas nos itens I a VI, VIII, e X do Anexo I da Portaria n° 527, de 11 de abril de 2008.
Inscrição
O servidor interessado em participar do programa de capacitação deve preencher o formulário de inscrição e submeter sua candidatura ao respectivo chefe. Depois, as inscrições deverão ser encaminhadas, até as 18 horas do dia 1º de agosto, para a Secretaria-Executiva, acompanhada da manifestação do chefe sobre a candidatura. É necessário que o candidato ocupe cargo efetivo e esteja em exercício há pelo menos 24 meses. Servidores que estiverem respondendo a sindicância ou a processo administrativo disciplinar, ou que sofreram penalidades disciplinares nos últimos 12 meses, não poderão se inscrever para a seleção.
Informações complementares sobre o Programa podem ser obtidas em contato com Izabela Corrêa, Gerente da Diretoria de Prevenção da Corrupção, da Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, pelo telefone (61) 3412-6822 ou pelo e-mail dpc@cgu.gov.br.