Seges lança novas ferramentas para consulta na internet

     A Secretaria de Gestão (Seges) do Ministério do Planejamento disponibiliza uma nova ferramenta de consulta a informações na internet: o Sumário Executivo. O documento contém uma série de dados relacionados com demandas dos ministérios setoriais nas áreas de estrutura e concurso público recebidas na Seges. O documento dispõe de dados sobre contratação de pessoal por meio de concurso público, contratação temporária, substituição de pessoal terceirizado e alteração na estrutura regimental do órgão, englobando tanto os pedidos já analisados pela Secretaria de Gestão quanto os que ainda estiverem em fase de avaliação. A publicação dessas informações na internet atende ao objetivo de dar mais transparência às solicitações enviadas pelos órgãos e entidades federais e ao encaminhamento dado pelo Ministério do Planejamento. O Sumário Executivo reúne um total de 22 arquivos, divididos por ministérios. Em cada um deles, há também informações sobre os órgãos e entidades vinculados ao ministério em questão. As informações são atualizadas mensalmente.  

     Outra ferramenta de consulta a informações sobre os órgãos da Administração Pública Federal, disponibilizada pela Seges na internet, são as Sínteses Temáticas. As Sínteses Temáticas trazem informações detalhadas relacionadas aos ministérios e órgãos a eles ligados, como número de servidores do quadro em cargos efetivos e comissionados, cargos e perfil de seus ocupantes – faixa etária, nível de escolaridade, distribuição por Unidade Federativa -, concursos autorizados para o órgão e despesa com pagamento de pessoal, dentre outras informações. O documento também apresenta a estrutura organizacional do ministério, exibida por meio de um organograma. Esses dados são atualizados periodicamente com base em informações retiradas do Sistema de Informações Organizacionais do Governo Federal (Siorg).