Ex-ministro, Waldir Pires, prestigia o evento

      Aconteceu semana passada, o I Seminário Sobre Lei Orgânica do Controle Interno, em Salvador. O evento foi organizado pelos servidores da Controladoria-Geral da União, e contou com apoio da UNACON/SINATEFIC (Nacional, Bahia, Mato Grosso e Rio Grande do Sul). Durante o encontro, propostas para formulação de uma legislação própria e específica para CGU, a fim de regulamentar as atividades do órgão de controle interno e dos servidores.

 


      O Seminário contou com a presença ilustre do ex-ministro, Waldir Pires, que foi homenageado.  Ele parabenizou a iniciativa dos servidores da CGU de realizar o evento, dizendo que se sentia convocado e não apenas convidado, devido à importância do tema. De acordo com Pires, o controle é fundamental para construção de uma sociedade democrática. “Não é simplesmente uma Lei Orgânica; é uma coisa básica ter o controle funcionando para saber como foi aplicado o dinheiro público”, disse.

 

      O primeiro dia foi marcado pelas palestras do jurista, professor universitário e membro do ministério Público, Paulo Modesto, que abordou o tema: A Lei Orgânica da Administração Pública – Aspectos Atinentes ao Controle, do presidente do Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno dos Estados – CONACI, José Ricardo, e do diretor da Associação Nacional dos peritos, Agadeilton Lacerda. Esses falaram sobre os Avanços e Retrocessos no Encaminhamento e Aprovação da Lei Orgânica da Polícia Federal. Para o encerramento, a realização de oficinas e a leitura da carta do Encontro.

 

 

      Segundo a secretária-geral, Márcia Uchôa, “o Seminário é uma demonstração de união dos servidores pelo fortalecimento da carreira da CGU”.

 

      Estiveram presentes no evento, o presidente da UNACON/SINATEFIC, Carlos Alberto Pio, a secretária-geral, Márcia Uchôa, o diretor de política de classe e defesa profissional, Leonardo Castro, o chefe da CGU-BA, Antônio Veiga Argollo Neto, a assessora especial de gestão de projetos da Controladoria-Geral da União, Jaine Mailda Pena Cirqueira, o presidente da UNACON (RS), Rudinei Marques e o membro do comitê organizado, Filipe Leão. Além deles, dirigentes das UNACON Regionais: Antonio José da Silva (RN), Jairo Martins (SC) Mauro Kosis (MT), Stanley Carvalho (MA) e servidores da CGU de vários estados.