Páginas à Posteridade

O diretor de assuntos Jurídicos da UNACON SINDICAL, José Alves de Sena, esteve ontem, dia 08 de março, no Clube Asa da Câmara dos Deputados, para autografar o livro, A Luta É De Todos Nós, dos jornalistas, Terezinha Pantoja e Menezes Y Morais. Ele é o personagem principal dessa obra que registra momentos importantes do controle interno. De acordo com Terezinha Pantoja, a publicação é resultado de pesquisas e depoimentos dados por vários associados da UNACON SINDICAL. “Queremos, antes de qualquer coisa, agradecer aos que colaboraram conosco. Eles atenderam às convocações, dentro dos prazos, que fizemos por meio do Informativo e do site das Entidades. Certamente, nada do que foi feito seria possível sem a participação dos associados e filiados, que deram contribuições valiosas ao nosso trabalho”, disse. “O livro considera um período histórico entre 1808 até 2010, em que foram criados a Carreira de Finanças e Controle, a CGU, a UNACON e o SINATEFIC”, declarou. “O Sindicato, inclusive, mudou de nome, agora chama UNACON SINDICAL, dando importância ainda maior aos textos, que também servem de memória”.

Cerca de 500 convidados compareceram ao evento. Entre as autoridades, o secretário atual Federal de Controle, Valdir Agapito Teixeira e o anterior, José Wanderley Pinheiro, o presidente do BANCOOB, Marco Aurélio Almada. Além de servidores da STN, CGU, associados e filiados.


Para o presidente da UNACON SINDICAL, Carlos Alberto Pio, a importância do material está principalmente no registro dos fatos aos que não viveram os momentos que antecederam a criação da Carreira e da CGU. “Ele é fundamental para que todos valorizem o trabalho que foi desenvolvido”, declarou. Carlos Pio destacou o envolvimento de José Sena nas lutas e conquistas da categoria. “O Sena é uma pessoa formidável e um grande amigo. Todos sabem o quanto tem trabalhado por nós”.

“É relevante porque estabelece uma relação entre o passado e presente; ademais, apresenta uma direção para o futuro. Sem dúvida, a sociedade brasileira recebeu um presente nesta noite, assim como todos nós, membros da Carreira”, falou o associado, José Bonifácio Rodrigues de Souza.

O livro, A Luta É De Todos, será encaminhado aos filiados e associados, bem como às regionais, órgãos públicos e autoridades.