CGU inicia coleta dos dados biométricos dos servidores em Brasília

     A Diretoria de Gestão Interna (DGI) da Controladoria Geral da União (CGU) promove, entre os dias 9 e 27 de agosto, a coleta dos dados biométricos dos servidores da CGU em exercício em Brasília, que serão usados para a confecção do kit de identificação do servidor, composto pela carteira funcional e pelo porta-documento com distintivo. O kit é destinado apenas aos servidores da carreira de Finanças e Controle.

     A ação é uma continuidade do projeto iniciado no último mês de abril, quando foi realizada uma coleta-piloto na unidade regional da CGU no Rio de Janeiro, com o objetivo de testar o software desenvolvido pela Casa da Moeda, contratada pela Controladoria para confeccionar o material.


     Trata-se da primeira etapa da coleta em Brasília que será destinada aos servidores cujos nomes são iniciados com as letras A, B, C e D. Os dados biométricos coletados serão foto, impressão digital e assinatura digital. No momento da coleta, também serão feitas a checagem e, se necessário, a atualização dos dados biográficos do servidor. Os demais servidores (letras E em diante) serão convocados em cronograma a ser divulgado posteriormente.

Como será

     A coleta da primeira etapa será feita apenas no horário de 9h às 13h e seguirá o seguinte cronograma:
9 a 13 de agosto: nomes iniciados com as letras A e B
16 a 20 de agosto: nomes iniciados com as letras C e D
23 a 27 de agosto: semana dedicada a ajustes necessários

     O servidor deverá comparecer à sala de coleta (sala nº 1102 – 11º andar do Edifício Darcy Ribeiro) munido do documento original e cópia da Carteira de Identidade, emitida pela Secretaria de Segurança Pública ou Órgão Militar competente, e de documento que comprove o número da Identificação Única do Siape, que poderá ser obtido no Portal do Siapenet (na seção Cadastro > Dados Funcionais) ou pelo próprio contracheque.

     É importante ressaltar que a checagem dos dados biográficos só poderá ser feita mediante apresentação da carteira de identidade e que a equipe responsável pela coleta não possui autonomia legal para aceitar documentos como carteira de habilitação, carteira funcional da CGU, carteiras expedidas por conselhos de profissões e crachá.

     Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 2020-6786, com a servidora Alessandra, ou (61) 2020-7229, com a servidora Kátia.

Primeira entrega oficial

     A DGI realizou, nesta sexta-feira, dia 6 de agosto, a entrega do primeiro lote do kit de identificação do servidor da CGU. As unidades recebedoras do material foram as do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. A coleta de dados biométrico e biográficos no Estado do Rio de Janeiro, a pioneira, foi realizada em abril desse ano, e a de Minas Gerais, logo em seguida, no mês de maio.

    No Rio, a entrega foi feita pelo diretor de Gestão Interna da CGU, Cláudio Torquato. Ao todo foram 99 carteiras funcionais e portas-documentos. Já em Minas Gerais, a entrega dos 82 kits foi feita pelo diretor de Gestão Interna Substituto, Giovanni Demate. As duas cerimônias contaram ainda com a presença dos chefes das respectivas unidades regionais.