1º Encontro Regional do Fonacate é realizado na Bahia

O secretário geral do Fórum, Roberto Kupski, ressaltou a importância da realização do Encontro em outros estados
 
Fonte: Fonacate
 
 
     A Associação Baiana dos Auditores-Fiscais Municipais – ABAM realizou na última quinta-feira (5), no auditório da Câmara dos Vereadores em Salvador, o primeiro Encontro Regional do Fonacate. O objetivo, de acordo com a presidente da ABAM, Ana Amélia Dória, foi promover um evento em que os assuntos que estão sendo deliberados nas reuniões do Fórum também passam ser discutidos diretamente com as entidades representadas em seus Estados.

     O encontro reuniu cerca de 30 pessoas, entre eles representantes locais das seguintes entidades filiadas ao Fonacate: Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF, Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários – ANFFA SINDICAL, Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil – ANFIP, Associação Nacional dos Procuradores da República – ANPR, Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais – FEBRAFITE, Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais – FENAFIM, Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital – FENAFISCO, Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho – SINAIT, Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle – UNACON SINDICAL, Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil – SINDIFISCO NACIONAL, e outras associações sindicais da Bahia.


     O secretário geral do Fonacate, Roberto Kupski, representou o Fórum na ocasião e fez uma apresentação sobre os objetivos, missão e ações que a entidade vem desenvolvendo desde sua criação, em 2007.

     Dentre os assuntos em debate estavam a PEC 555/2006, que elimina a cobrança de contribuição dos aposentados e pensionistas do serviço público e está para ser aprovada em comissão especial da Câmara dos Deputados; o PLP 549/2009 (mesmo conteúdo do PLS 611/2007), que prevê o limite com despesa de pessoal e obras – vale destacar aqui que uma das bandeiras do Fonacate é rechaçar todos os projetos de lei que visem o congelamento dos salários e que impeçam contratações de pessoal no Estado; e a PEC 089/2007, que estabelece um teto remuneratório único para qualquer esfera de governo.

     Para Ana Amélia Dória a reunião foi primordial para que associações regionais conheçam um pouco mais o trabalho do Fonacate. As entidades que participaram do encontro criaram uma Comissão que será responsável por visitar candidatos ao Legislativo Estadual e Federal, na Bahia, para apresentar a Carta Programa do Fonacate – Eleições 2010.

     Bastante empolgado com o resultado da reunião, o secretário Roberto Kupski ressaltou a importância da realização do Encontro em outros estados. “Temos que incentivar esses encontros regionais e apresentar o Fórum das Carreiras de Estado em todas as unidades federativas”, concluiu Kupski.