ELEIÇÕES 2010

Os candidatos à presidência do UNACON SINDICAL e da UNACON, Carlos Alberto Pio (Chapa 1) e Rudinei Marques (Chapa 2) estiveram reunidos, sexta-feira (10/09), em Brasília, juntamente  com presidente do Conselho Delegados Sindicais, Wander Francisco Coelho de Freitas e o membro do Conselho Fiscal, Duque Dantas, a fim de encontrar solução ao problema do processo eleitoral, suspenso por ordem judicial desde maio.  Além dessa questão, a modernização da Carreira de Finanças e Controle, reunião do Conselho de Delegados Sindicais e organização do 2º. Congresso dos Técnicos e Analistas de Finanças e Controle constaram na pauta.

Eles estiveram reunidos na seda das Entidades, onde reunião durou quase oito horas, sob um clima de cordialidade. Para resolver a disputa na Justiça, Carlos Pio apresentou como propostas, a realização de novas eleições e a criação de uma Diretoria composta por integrantes das duas chapas. De acordo com Pio, o encontro simboliza bem o momento democrático vivido pelas Entidades, em que o debate é valorizado e as divergências entendidas como parte do processo de fortalecimento da Carreira de Finanças e Controle. “Nós temos posicionamento e vamos defendê-lo, mas respeitando sempre idéias diferentes das nossas”, emendou.  Ele deixou claro que continua lutando pela abertura e contagem dos 153 votos suspensos pela Justiça, mas que a decisão final não pode ser tomada sem que sejam consultados os outros integrantes da Chapa e da Categoria. “Nós estamos buscando um entendimento”, apontou. “As conversas estão apenas no início, mas podem evoluir se houver boa vontade das partes”.  O presidente finalizou rechaçando a idéia de uma Diretoria provisória. Segundo Carlos Pio essa não seria uma condição apropriada.  “A Carreira precisa de algo definitivo, mesmo que seja por meio de uma composição”.


Rudinei Marques disse que os temas devem ser tratados com atenção merecida e que a reunião foi positiva no sentido de abrir um canal de negociação. “O consenso dos candidatos é que qualquer acordo deverá ser submetido à homologação judicial e à avaliação e referendo dos filiados”.  Marques enfatizou a necessidade de mobilização para melhorar o projeto de lei que será encaminhado pelo governo, em novembro, para modernização da Carreira. “Consideramos fundamental um esforço emergencial para interferir no texto do projeto, que atenda interesses dos servidores da STN e da CGU”.

 O encontro terminou com agendamento da reunião ordinária do Conselho de Delegados Sindicais, que acontece no próximo mês, entre dos dias 28 e 29, em Brasília. Entre os temas propostos para pauta estão: Projeto de Modernização da Carreira de Finanças e Controle (definição dos nomes dos cargos, Nível Superior aos Técnicos, atribuições e negociação de tabela salarial), Processo Eleitoral de 2010, Organização do 2º. Congresso da Carreira de Finanças e Controle, Apreciação do Relatório Anual de Atividades da Diretoria Executiva Nacional.