Ministro do Planejamento divulga calendário de negociação nesta sexta, 20

 

Durante reunião de três horas de duração, Nelson Barbosa, ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão apresentou o calendário de negociação coletiva com os servidores públicos federais. O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira, 20 de março. O documento prevê a convocação das entidades a partir de maio. O mês de abril será dedicado a estudos da Pasta. Rudinei Marques e Márcia Uchôa, presidente e vice-presidente do Unacon Sindical, respectivamente, representaram o Ciclo de Gestão e o Núcleo Financeiro na reunião.

 

Uchôa destacou a iniciativa do Planejamento em receber o grupo, ainda no início da mobilização. “A atitude demonstra reconhecimento da luta dos servidores. Na gestão passada não tivemos o mesmo retorno da então ministra, Mirian Belchior”, comparou. A Secretaria de Relações de Trabalho (SRT) agendou a reunião desta sexta, no dia 23 de fevereiro, dois dias antes do lançamento oficial da Campanha Salarial de 2015. Foram convocados para este primeiro encontro todas as entidades que participaram das mesas setoriais das campanhas salariais anteriores. No total, 41 carreiras estavam representadas.

 

Embora flexível, o calendário preocupa dos dirigentes. “Ainda assim, corremos o risco do governo estrangular a pauta, assim como em 2012, e sermos coagidos a assinar os acordos apenas nos 45 do segundo tempo, no dia 31 de agosto”, recorda Marques que reiterou não ser essa a intenção dos servidores.

 

Em sua fala, o presidente lamentou a inércia do atual governo em relação à regulamentação da data-base e da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que prevê, dentre outros pontos, a negociação coletiva do serviço público. “É triste ver que, em treze anos do governo dos trabalhadores, não avançamos em questões básicas. O PT está empurrando as entidades sindicais para o processo de sucateamento e extinção”, disse.

 

PAUTA UNIFICADA

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais reivindica reajuste de 27,3% para todas as carreiras do serviço público.

 

O percentual tem como ponto de partida o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto de 2010 a julho de 2016, em torno de 44%, já descontados os 15,8%, em três parcelas (2013, 2014, 2015), mais ganho real de 2%.

 

BOM TERMO

Para a imprensa, Marques apresentou a reação do governo, diante do percentual de reajuste em pauta. “O governo já adiantou que percentual é insuportável dado o ajuste fiscal [que está sendo feito para reequilibrar as contas públicas]. Começou a negociação e esperamos chegar a um bom termo", afirmou. Confira, abaixo, a repercussão da declaração do presidente do Unacon Sindical nos veículos de comunicação de todo o país.

 

G1 – Governo inicia conversas com servidores sobre reajuste salarial