Auditores Federais de Finanças e Controle são colaboradores do livro “Carreiras Típicas de Estado”

Os desafios e os avanços na prevenção e no combate à corrupção no Brasil são o assunto do livro “Carreiras Típicas de Estado”, que será lançado na próxima quarta-feira, 20 fevereiro. A obra reúne artigos de servidores de diversas carreiras e foi coordenada pela procuradora da Fazenda Nacional, Regina Tamami Hirose. Dois dos autores são da carreira de Finanças e Controle: Antônio José Barros e Otávio Moreira Neves. Os auditores se inspiraram em vivências profissionais e destacam a importância de publicizar temas que são fundamentais para a democracia. 

 

“A transparência é um pilar fundamental de um governo democrático e um direito fundamental. Mais transparência implica em maior accountability do governo, em melhor gestão, em maior acesso a direitos e em maior confiança da sociedade”, afirma Otávio, autor do artigo “Transparência no Estado Brasileiro: do princípio da publicidade à política de transparência.  Ele destaca que o objetivo do artigo é mostrar que esse trabalho vai além da publicação da informação.“Quando publicamos um dado no Portal da Transparência, essa ação vem acompanhada de todo um trabalho: identificar quem pode trabalhar com essa informação, como querem consumir, capacitar para o uso da ferramenta, estimular o uso e monitorar os resultados”, diz.

 

Sobre a motivação para escrever, Otávio cita os resultados alcançados pelo trabalho dos servidores na Controladoria-Geral da União e conclui: “transparência funciona e queremos inspirar outros gestores a adotá-la para melhorar seus trabalhos”. 

  

Para Antônio Barros, a inspiração veio dos Observatórios Sociais. “Me inspirei no trabalho de centenas de brasileiras e brasileiros de todos os cantos do país que querem ajudar a mudar esse estado de coisas que lemos todos os dias por aí. São pessoas que cansaram de simplesmente se indignar e partiram para a ação, colocando sua vontade a serviço de um novo tempo, com amor e coragem”, afirma. 

 

Quanto à inicitiva, Antônio destaca a importância de reunir olhares de diferentes especialistas sobre o caminho percorrido e os avanços necessários. “Fazer real o país que queremos não prescindirá de boas análises que nos ajudem a atingir esse objetivo. O livro pretende apoiar esse esforço de desenvolvimento nacional”. 

 

CONVITE

 

Nesta quinta-feira, 14, a coordenadora do livro Regina Tamami Hirose esteve na Controladoria-Geral da União (CGU) para entregar ao ministro Wagner Rosário o convite da solenidade de lançamento.  Na oportunidade, a procuradora ressaltou a relevância de “traduzir” para público geral as especificidades das carreiras Típicas de Estado.

 

 

Serviço:

Lançamento do livro “Carreiras Típicas de Estado”

Data: 20 de fevereiro 

Horário: 18h 

Local: Espaço Cultural do Superior Tribunal de Justiça – STJ