Unacon/RS integra Frente Gaúcha em defesa da Previdência Social

 

Atentos ao encaminhamento da reforma da Previdência, os servidores públicos federais lotados nos estados começam a organizar o enfretamento à proposta.  Na última sexta-feira, 15 de fevereiro, o vice-presidente da Unacon-Regio/RS, Carlos Leite, participou da reunião da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social. Durante o evento, realizado na sede do Sindifisco/RS, as entidades analisaram o perfil dos parlamentares eleitos pelo Rio Grande do Sul para definir a estratégia de atuação no Congresso Nacional. O calendário de mobilização também foi discutido. 

 

Os dirigentes sindicais classificaram os 31 deputados eleitos pelo estado em três grupos: contra a reforma, receptivos a alterações na proposta e favoráveis ao texto original. O mapeamento será utilizado para nortear o tipo de abordagem que será adotada em cada caso.   

 

Além do trabalho parlamentar, também foi definido que a Frente Gaúcha irá integrar outros movimentos contra reforma, tanto no âmbito estadual quanto nacional, e unificar o calendário de mobilização com as demais frentes de resistência (agenda disponível no fim da matéria). 

 

Carlos Leite destaca a importância da articulação. “É fundamental que haja mobilização e espírito de luta também nos estados, pois o texto que está sendo apresentado pelo governo é altamente prejudicial a toda população e não somente aos servidores públicos”.

 

O entendimento do dirigente gaúcho é reforçado pelo presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques. “Assim como no enfretamento à PEC 287/2016, o trabalho desenvolvido pelas entidades de classe nos estados será decisivo”, ressalta. 

 

CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO

20/2 – Assembleia Nacional dos Trabalhadores – São Paulo – promovido pelas Centrais.

11/3 – 9:30 h – Reunião da Frente Gaúcha – Sede do Sindifisco/RS.

15/3 – 9:30 h – Audiência Pública na Câmara Municipal de Porto Alegre – a confirmar o local

20/3 – 9:00 h – Lançamento da Frente Nacional – Auditório Nereu Ramos – Anexo II – Câmara dos Deputados – Brasília (DF).