Rudinei Marques e deputado Professor Israel Batista (PV-DF) ressaltam que é temerário debater reforma administrativa em meio à perseguição aos servidores

Debate também contou com a participação do coordenador da Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa, deputado Tiago Mitraud (Novo-MG)

Em transmissão ao vivo, promovida pela Anfip, na manhã desta quarta-feira, 5 de agosto, o presidente do Unacon Sindical, Rudinei Marques, e o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, deputado Professor Israel Batista (PV-DF), ressaltaram que é temerário debater a reforma administrativa em meio aos recentes casos de perseguição aos servidores públicos – ao citarem o dossiê do Ministério da Justiça e a publicação da Nota Técnica da Controladoria-Geral da União sobre a conduta dos servidores nas redes sociais. O debate também contou com a participação coordenador da Frente Parlamentar Mista da Reforma Administrativa, deputado Tiago Mitraud (Novo-MG).

“O governo brasileiro tem protagonizado uma perseguição sem precedentes na nossa história, desde a Constituição de 1988. Instaurou uma verdadeira caças às bruxas. O clima de perseguição aos servidores públicos é muito grave. É hora de se discutir estabilidade do servidor, no momento em que se discute perseguição? ”, questionou o deputado Professor Israel, ao ressaltar que “não há ambiente de confiança para a reforma administrativa”.

Rudinei Marques lembrou que a construção de um projeto realmente focado em melhorias exige debate continuo e profícuo entre governo, Parlamento, entidades representativas dos servidores, especialistas e a sociedade civil e, sobretudo, conhecimento profundo sobre o serviço público. “Debater uma proposta nesse momento de autoritarismo e inépcia exacerbados, me parece temerário”, pontuou.

Nem mesmo Tiago Mitraud concordou que este é o melhor momento, mas defendeu que a reforma é necessária.   “Precisamos assumir a nossa responsabilidade. Conduzir essa discussão com foco no interesse público e no melhor para o cidadão brasileiro. E olhando isso, não há como discordar do fato de que hoje a nossa estrutura de Administração Pública precisa ser reformada”, afirmou.

Assista a íntegra do debate.