Conselho de Delegados Sindicais realiza segundo encontro por videoconferência

Na tarde desta sexta-feira, 20 de novembro, o colegiado cumpriu o calendário de reunião semestral com o apoio do Zoom

A segunda reunião de 2020 do Conselho de Delegados Sindicais (CDS) foi realizada pelo Zoom. Com o apoio da plataforma de videoconferência, o colegiado pôde cumprir com o calendário de reunião semestral. Realizado nesta sexta-feira, 20 de novembro, o encontro apreciou pauta reduzida, apenas com itens essenciais, como a apresentação do plano anual de atividades de 2020, informes gerais da diretoria, e a atuação contra a reforma administrativa. Filipe Leão, delegado sindical da Bahia, conduziu a reunião na condição de presidente do colegiado. A primeira experiência do CDS com o Zoom foi realizada em junho (relembre aqui e aqui).

Daniel Lara, vice-presidente do Unacon Sindical, falou sobre a importância do diálogo para enfrentar situações difíceis, como a atual. “O fato de termos pontos de vistas diferentes não significa que não iremos encontrar soluções convergentes. É por meio do diálogo que conseguimos crescer e encontrar soluções para desafios atuais, que não são poucos”, pontuou externando a alegria de estar reunido com o colegiado.

Bráulio Cerqueira, secretário executivo do Unacon Sindical aproveitou o início da reunião para falar da importância de todos participarem do processo eleitoral de 2020 da Unacon Associação e do Unacon Sindical. A votação será realizada na próxima terça-feira, 24 de novembro, das 8h às 18h, exclusivamente pela internet. “Temos um Sindicato forte e protagonista no serviço público. Dia 24 é o momento de legitimar os representantes dessa luta para a gestão 2021-2023”, frisou.

REFORMA ADMINISTRATIVA

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32 de 2020, que trata da reforma administrativa, teve destaque na reunião. A Diretoria Executiva Nacional (DEN) avaliou o cenário incerto e falou sobre as perspectivas de atuação no parlamento. Bráulio chamou a atenção para a importância da articulação nos estados. “O acesso aos deputados e senadores é muito mais fácil na base. Contamos com esse apoio dos delegados sindicais para apresentar os estudos técnicos e cobrar um posicionamento”, disse. Para subsidiar esse contato, a DEN disponibilizou uma planilha com o posicionamento dos deputados federais em relação à PEC 32/2020. Dos 513 deputados, 122 são contrários à proposta, 194 favoráveis, 135 favoráveis com ressalvas, e 56 indecisos. Para ser aprovada, a PEC precisa de, no mínimo, três quintos dos parlamentares, em cada turno de votação.

O chamado foi reforçado por Edilberto Barreto, delegado sindical pelo Ceará. “Todos os delegados têm uma responsabilidade muito grande na articulação e mobilização na base. Somos líderes”, destacou.

Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última terça-feira, 17 de novembro, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) declarou que, na prática, a PEC 32/2020 já está suspensa, pois não há previsão de início das deliberações.

DESPEDIDA

Filipe Leão encerrou o encontro agradecendo a confiança dos colegas na condução do colegiado nos últimos três anos. “Aprendi muito em Brasília, atuando nas fileiras sindicais de maneira mais ativa. Ter assumido o papel de coordenação me proporcionou rico aprendizado, em outra perspectiva”, disse, aproveitando o momento para parabenizar a dedicação de Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical, que encerra seu último mandato como presidente do Sindicato.

“O Unacon Sindical, sob a sua gestão, não tenho dúvida, mudou de paradigma de atuação. Antes, o Sindicato tinha pouca influência no mundo sindical. Hoje, a entidade é conhecida no parlamento, na sociedade e nos meios de comunicação. Parabéns pela condução”, finalizou.

Rudinei Marques retribuiu agradecendo Filipe Leão pela condução profissional do CDS. “Você conseguiu dar voz aos delegados sindicais sem perder a firmeza e objetividade necessárias para trabalhos desse tipo”, lembrou, agradecendo a presença de todos nesse último mandato.

“Crescemos enquanto entidade. Criamos um clima muito harmonioso entre nós. Isso é muito importante para não perdermos foco da nossa missão. Encerro aqui desejando, ao futuro presidente, Bráulio Cerqueira, sucesso absoluto na futura gestão”, concluiu.