Nova Diretoria Executiva Nacional toma posse

Ato foi realizado nessa terça-feira, 5 de janeiro. Bráulio Cerqueira, AFFC da Secretaria do Tesouro Nacional, é o primeiro dirigente egresso da STN a assumir a presidência do Unacon Sindical

A Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Unacon Sindical eleita para conduzir as atividades sindicais e sociais no triênio 2021-2023 assinou o termo de posse na manhã dessa terça-feira, 5 de janeiro. Realizado na sede do Sindicato, o ato foi conduzido pelos membros titulares da Comissão Eleitoral Nacional (DEN) que coordenou o processo eleitoral de 2020 da Unacon Associação e do Unacon Sindical – Carlos Alberto Caetano, José Osmar Monte Rocha e Luis Guilherme Pontes de Azevedo. Bráulio Cerqueira, Daniel Lara, Rudinei Marques, Arivaldo Sampaio e Carlos Janz representaram a DEN na solenidade. Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) da Secretaria do Tesouro Nacional, Cerqueira é o primeiro dirigente egresso da STN a assumir a presidência do Unacon Sindical.

“É uma honra ser o quinto presidente da entidade em 31 anos de história e o primeiro da STN”, disse Cerqueira, logo no início de seu discurso. O presidente eleito também reconheceu a dedicação de todos os dirigentes que passaram pelo Sindicato. “A alta qualidade técnica de todos aqueles que assumiram o compromisso de trabalhar em defesa da carreira de Finanças e Controle e do serviço público, independente do governo de plantão, levaram o Unacon Sindical a ser, hoje, referência no sindicalismo”, destacou. “A importância do Sindicato no triênio que se inicia aumenta diante do cenário mais desafiador dos últimos 30 anos para o país e para o serviço público”, alertou.

Rudinei Marques rememorou os avanços durante sua gestão, como a redefinição de nomenclaturas e atribuições da carreira, a respeitabilidade conquistada junto à Administração Pública e parlamentares, assim como o protagonismo político assumido. Registrou, ainda, que o clima de harmonia absoluta entre os membros da Diretoria Executiva, cujo mandato ora se encerra, foi fundamental para o êxito dos trabalhos realizados. Por fim, reconheceu que Bráulio Cerqueira reúne todas as condições para liderar o grupo no mandato que se inicia, mas alertou que a conjuntura é bastante adversa, portanto a unidade e a articulação entre dirigentes sindicais e servidores da carreira será algo decisivo no enfrentamento dos desafios que já estão postos. “A tormenta que já está em curso se acentuará. O trabalho de base e a participação de todos serão cruciais para o futuro da carreira, do serviço público e do país”, pontuou. Secretário executivo na gestão 2021-2023, Marques presidiu o Unacon Sindical por três mandatos consecutivos (2011-2014, 2015-2017 e 2018-2020).

Também acompanharam a cerimônia de posse: os delegados de Finanças Públicas Manoel Messias, Júlio Possas e Josélia de Fatima Silva Santos; os delegados de Controle Interno Valério Coelho e José Marcos dos Santos; os membros do Conselho Fiscal Nacional Antonio José da Silva e José Dário Martins; e a delegada sindical do Rio de Janeiro, Ana Balthar.

Mudanças

A chapa eleita tem uma nova integrante: Elaine Niehues Faustino, AFFC lotada na Controladoria-Regional da União do Rio Grande do Norte. Ela assume o posto de diretora de Filiados, pasta conduzida por Roberta Holder – eleita Delegada de Controle Interno para o triênio 2021-2023 – na última gestão. Confira, abaixo, a composição da gestão 2021-2023.

 

Gestão 2021-2023

 

Diretoria Executiva Nacional (DEN)

Bráulio Cerqueira
Presidente

Daniel Lara
Vice -Presidente

Rudinei Marques
Secretário-Executivo

Arivaldo Sampaio
Diretor de Finanças

Elaine Niehues Faustino
Diretora de Filiados

Roberto Kodama
Diretor de Comunicação Social

Carlos Janz
Diretor de Assuntos Jurídicos

 

Delegados Sindicais nos Estados

AC Edilson Rodrigues Vidal
AM Rafael de Oliveira Novo
AP Adelton Vilhena Neves
BA Filipe Leão Marques
CE Antônio Edilberto Araújo Barreto
MG João Colaço dos Santos
MS Gilberto Ricardi
PA Rodrigo Bender Moreira
PB Maria Esmeralda Rodrigues
PE Abelardo Jorge Lessa Lopes
PI Ducilene Vieira dos Santos
RJ Alcides Sales Coelho
RJ Ana Maria Balthar Pinto Machado
RN Khalil Chaves Cruz
RS Carlos Renato Correa Leite
SC Mario Célio da Silva
SP Roberto Quintela Fortes

Delegados Sindicais do Distrito Federal
Titulares Controle Interno

Corinto Silveira Santos
Cristiano Sampaio Brigido
José Marcos dos Santos
Roberta Guerra Holder Belfort Campos
Valério Victorino André Coelho
Zeles de Oliveira Flor

Titulares Finanças Públicas

Manoel Messias de Jesus
Luiz Alberto Marques Vieira Filho
Jeová Quintino Filho
Josélia de Fatima Silva Santos
Júlio Domingues Zenckner Possas
Luciana de Almeida Toldo

Suplentes Finanças Públicas

Rossini Albernaz Neto

Conselho Fiscal Nacional
Titulares

Antonio José da Silva
José Dário Martins
Rossana Valéria Gonçalves

Suplentes

Fani Leite da Silva
Laura Márcia de Souza Lima Safi

Conselho de Ética Nacional
Titulares

Adriano de Queiroz Almeida
Rogério Honorato Torres

 

Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraná, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins não submeteram candidaturas de chapas. Nesses casos, a escolha dos representantes para o próximo mandato deverá ser realizada em Assembleia Geral Extraordinária (AGE).