“Mulheres que inspiram e lutam”: Unacon Sindical homenageia servidoras da carreira de Finanças e Controle

Série especial de entrevistas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher destaca a trajetória de quem faz a diferença dentro e fora do ambiente de trabalho. Conteúdo será publicado durante todo o mês de março

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira, 8 de março, o Unacon Sindical lança a série de entrevistas “Mulheres que Inspiram e Lutam”. Durante todo o mês, contaremos aqui, no nosso portal, um pouco da história de seis servidoras da carreira de Finanças e Controle: Ana Maria Balthar, Leylane Maria da Silva, Priscila Cavalcante de Castro, Luciana Toldo, Viviane Andre Antunes e, dando início à série, Lena Oliveira de Carvalho.

 

Lena Carvalho

“A mulher tem essa capacidade de ser agregadora”, Lena Carvalho AFFC

Recém-formada em Economia pela Universidade de Brasília, em 1999, Lena passou em um concurso para assessoria econômica do estado de Tocantins. Mas sua estada fora da Capital Federal foi breve. Dois anos depois, ela voltou para cursar o mestrado, também na UnB, e tomar posse como Auditora Federal de Finanças e Controle (AFFC), na Secretaria do Tesouro Nacional. “Entrei na Instituição em 2001 e fui logo trabalhar na Dívida Pública. Fui gerente de relacionamento com investidores, depois, passei a ser gerente de pesquisa e desenvolvimento e, hoje, estou como coordenadora de planejamento estratégico”, conta.

Sobre a rotina no cargo, a AFFC destaca o dinamismo e o constante aprendizado. Já na jornada profissional e pessoal, o destaque é a rede de apoio construída com outras mulheres. “Posso falar, com toda certeza, que as mulheres que mais me inspiram estão bem próximas a mim. São amigas, que eu admiro bastante, que são verdadeiras fortalezas. Elas também compartilham suas vulnerabilidades e aí nós vamos trocando experiências e aprendendo juntas. Algumas dessas amigas são também colegas de trabalho,” afirma a AFFC, que faz questão de ressaltar as qualidades das companheiras. “Eu admiro bastante o poder que muitas mulheres têm de se multiplicaram, de serem boas profissionais, boas mães… São seres humanos incríveis que, ainda, dão suporte umas às outras. A mulher tem essa capacidade de ser agregadora, o que complementa muito o trabalho em qualquer instituição. ”

Leia, abaixo, a entrevista na íntegra. Ouça também a versão em podcast, no player.

 

 

Unacon Sindical – A pandemia impôs a todos uma nova rotina de trabalho. Como foi sua adaptação ao home office? Quais foram os principais desafios?

Lena Carvalho – No início, o difícil foi lidar com o desconhecido. Era tudo muito novo e eu acho que ficamos todos assustados. Para mim, o maior desafio foi tentar abraçar o mundo. Eu queria fazer tudo, o que, diante de um quadro caótico, é impossível. Mas, depois da adaptação, a produtividade das pessoas, inclusive, melhorou. Porque você não tem a questão de deslocamento, de trânsito; o horário fica mais flexível, no sentido de você já estar em casa. Acho que está funcionando bem. Foi uma experiência positiva. Algumas áreas, inclusive no Tesouro, que achavam que não ia funcionar, estão tendo um retorno bem positivo.

 

US – Quais aprendizados que você tirou dessa situação?

Lena Carvalho – O maior aprendizado é, depois de um período, entender que nós somos adaptáveis e que precisamos preservar nossa saúde mental e emocional, principalmente. Fazer o melhor, dentro do que é possível fazer.

 

US – E sobre saúde emocional, o que te faz feliz?

Lena Carvalho – Eu fico feliz em me sentir útil; em ter equilíbrio entre a vida profissional e pessoal; em saber que eu estou sendo honesta com os meus princípios e objetivos, e em fazer o que eu gosto, na medida do possível.

 

US – Se pudesse dar um conselho a uma servidora recém-empossada, qual seria?

Lena Carvalho – Independente do gênero, homem ou mulher, seria: procure pessoas que você admira e que possam te orientar na caminhada na instituição; e, em cada lugar que você for trabalhar vão existir trabalhos interessantes e outros menos.  Então, o conselho é: se apoia na parte que é mais legal de desenvolver e faça todo o resto da melhor forma. Com isso, além de  ganhar espaço, poderá acrescentar muito na vida profissional, assim como contribuir com a instituição e com o país.