Em reunião com deputados do DF, Marques ressalta “PEC 186 traz penalização desproporcional aos servidores”

Encontro virtual contou com a presença de sete parlamentares da bancada do Distrito Federal na Câmara

Nesta terça-feira, 9 de março, o secretário executivo do Unacon Sindical e presidente do Fonacate, Rudinei Marques, participou, ao lado de outras cinquenta lideranças do “Movimento Basta!”, de reunião com os deputados da bancada do Distrito Federal na Câmara. O objetivo do encontro –  que contou com a presença dos parlamentares Celina Leão (PP-DF), Paula Belmonte (Cidadania-DF), Érika Kokay (PT-DF), Prof. Israel Batista (PV-DF), Flávia Arruda (PL-DF), Bia Kicis (PSL-DF) e Júlio César (Republicanos-DF) – foi buscar unidade para retirar do texto da PEC 186/2019 todos os artigos que não se referem ao pagamento do auxílio emergencial.

Marques destacou que a inclusão deste item no texto da PEC Emergencial, apresentada há dois anos, foi uma manobra para aprovar, a toque de caixa, mudanças fiscais permanentes que terão impacto, por até 15 anos, para servidores públicos, que já acumulam importantes perdas salariais, e para a população como um todo, que sofrerá com o esvaziamento das áreas de atendimento. “É uma penalização desproporcional aos servidores públicos”, concluiu, ao defender a retomada do auxílio sem a criação de novas regras fiscais.

Os demais dirigentes presentes reforçaram que o socorro à população mais vulnerável não deve estar condicionado ao ajuste fiscal com foco nos servidores e que as medidas não trazem resultado efetivo para o equilíbrio das contas públicas do país.

O deputado Professor Israel Batista, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), reiterou o apoio às reivindicações apresentadas pelas entidades. No mesmo sentido, a deputada Erika Kokay informou que, durante a votação da matéria na Câmara, o Partido dos Trabalhadores fará obstrução para ganhar tempo e buscar apoio às emendas e destaques que visam suprimir, entre outros pontos, os gatilhos que congelam as remunerações e suspendem progressões e concursos.

Movimento Basta!

Lançado no último dia 2, o Movimento reúne entidades representativas das três esferas da Federação, com o objetivo de mobilizar servidores e sociedade contra o desmonte do serviço público. Além da PEC 186/2019, a PEC 32/2020, da reforma administrativa, também está na pauta de trabalho. As lideranças do movimento organizam, para os próximos dias, novas reuniões com parlamentares.

 

Com informações: Ascom/Sindilegis

Alterações: Ascom/Unacon Sindical