Unacon Sindical participa da abertura do Conefisco 2021, na manhã de segunda, 20

Congresso Estadual do Fisco do Rio Grande do Norte reuniu autoridades para debater “Reformas e Justiça Social” no Brasil

O Unacon Sindical, representado pelo secretário executivo, Rudinei Marques, e pela diretora de Filiados, Elaine Faustino, participou nesta segunda-feira, 20 de setembro, da abertura do XIII Congresso Estadual do Fisco do Rio Grande do Norte (Conefisco). O evento, promovido pelo Sindifern, reuniu autoridades e especialistas para debater o tema “Reformas e Justiça Social”.

Marques ministrou, na condição de presidente do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), a palestra inaugural, com o tema “Reforma administrativa: o que muda no serviço público brasileiro?”. Antes de iniciar a avaliação sobre a PEC 32/2020, ele lembrou o momento que vivemos no Brasil e no mundo, de aumento da pobreza e de aprofundamento da desigualdade social, e destacou a importância de, neste contexto, fortalecer o serviço público. “Quem, se não o Estado, vai enfrentar a crise social, sanitária, econômica e, até, na educação?  O serviço público nunca foi tão necessário”, afirmou.

Sobre a reforma administrativa, o secretário executivo do Sindicato listou os avanços conquistados, na última versão do relatório, com mobilização e engajamento das entidades afiliadas ao Fonacate, mas ponderou que a proposta ainda é ruim e deve ser combatida. “Estamos num momento em que até quem defendia a reforma não a apoia mais. Temos uma chance real de derrotar esse texto e vamos continuar lutando”.

Para a senadora Zenaide Maia (PROS-RN), a PEC 32/2020 é um projeto de desmonte do serviço público e, se aprovada, trará prejuízos inestimáveis para a população. “É um dos meus compromissos valorizar e defender o serviço público brasileiro, pois não existe Instituição forte sem a valorização dos seus servidores”, disse a congressista. No mesmo sentido, a governadora Fátima Bezerra lembrou que o aperfeiçoamento das políticas públicas passa, necessariamente, pelas mãos dos servidores. “Nesses tempos que a gente vem vivenciando, de demonização do serviço público, de criminalização dos servidores públicos, nós aqui no Rio Grande do Norte estamos dando lições de competência, de planejamento, de seriedade e de espirito público”, considerou, ao exaltar o trabalho e empenho dos servidores do Fisco estadual.

A diretora de Filiados do Unacon Sindical destaca a importância da interlocução com outras entidades representativas, inclusive estaduais, como o Sindifern.  “Num momento em que os servidores públicos têm sido ameaçados de todos os lados, a união entre carreiras tão importantes para o Estado é essencial. Afinal, a PEC 32/2020 afeta todos os entes federativos”, conclui.

Assista a íntegra da abertura do Congresso aqui.