Em reunião com a ministra da Secretaria de Governo, Unacon Sindical cobra mais diálogo

Bráulio Cerqueira, Rudinei Marques e Filipe Leão participaram do encontro realizado na tarde desta quinta, 10

O presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, o secretário executivo, Rudinei Marques, e o presidente do Conselho de Delegados Sindicais, Filipe Leão, participaram na tarde desta quinta-feira, 10 de março, de reunião com a ministra de Estado Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Flávia Arruda. No encontro, que contou, também, com a presença de representantes da Frente Servir Brasil e de outras lideranças do Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate), os dirigentes cobraram mais diálogo e o fortalecimento do serviço público brasileiro.

Sobre a necessidade de abertura de negociação e, especialmente, de definição de uma política salarial mais clara em âmbito federal, o deputado Professor Israel Batista (PV-DF) solicitou à ministra ajuda na interlocução com representantes da Casa Civil e do Ministério da Economia. O pedido foi ratificado pelos líderes sindicais presentes.

Flávia Arruda se colocou à disposição. “Meu papel é de ser uma interlocutora política, independentemente das diferenças de pensamentos em algumas pautas. Então, é um prazer recebê-los e poder dialogar com cada um. Podem contar comigo para construir essa ponte”, afirmou.

Para o presidente do Unacon Sindical, “o espaço de diálogo entre servidores e governo aberto pela reunião com a ministra deve ser louvado. A alta inflação e o período eleitoral tornam urgente a questão salarial, muito mal conduzida até agora. Passou da hora dos servidores conversarem com Casa Civil e equipe econômica sobre o tema, está nas mãos da ministra estabelecer a ponte”.

Na condição de presidente do Fonacate, Rudinei Marques, também faz uma avaliação positiva do encontro. “O Fonacate sai satisfeito com a abertura de um canal de diálogo com o Palácio do Planalto e com a disponibilidade da ministra para que as conversas se intensifiquem e sejam resolutivas”, concluiu.

OUTRAS PAUTAS

Além de debater política salarial, o Unacon Sindical e demais entidades presentes requereram à ministra a revogação de parte da Instrução Normativa 2/2018, que limitou a participação de servidores federais em atividades sindicais.  “A falta de reconhecimento dessa atuação e da representação do servidor, por parte do poder público, amputa a democracia”, declarou o Professor Israel.

Representantes da Anfip, Anafe, Anesp, Anffa Sindical, Fenaud, SindPFA, Sinal, Sinait, Sindilegis, SindCVM e Sindifisco Nacional participaram da reunião.

Com informações: Ascom/Fonacate