Deputado federal Professor Israel Batista participa do segundo dia de reunião do colegiado

“Precisamos fortalecer a base parlamentar que tem compromisso com o funcionalismo e se firmar, no Congresso Nacional e no debate público, como fonte oficial dessa pauta”, declarou

O Deputado Federal Professor Israel Batista (PSB-DF), presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), conversou com o Conselho de Delegados Sindicais (CDS) na tarde de sexta-feira, 29 de abril. Para garantir a participação dos dirigentes de todo o país, o encontro foi realizado de forma híbrida – presencialmente no Hotel Gran Mareiro, em Fortaleza, Ceará, e virtualmente pela plataforma de videoconferência do Zoom. O primeiro dia de reunião pautou a corrida pela recomposição salarial da carreira de Finanças e Controle (saiba mais aqui).

A atuação do deputado, sempre comprometido com as pautas do serviço público, foi fundamental na luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da reforma administrativa. E o Unacon Sindical e o Fórum Nacional das Carreiras de Estado (Fonacate) contribuíram decisivamente para essa atuação, por meio da publicação de estudos técnicos. “Os materiais produzidos por vocês têm elevado a qualidade das discussões realizadas no Congresso. Continuem escrevendo. Isso nos ajuda muito”, solicitou o deputado.

“Nós praticamente já enterramos o texto da reforma administrativa enviado pelo governo. E esse sucesso só foi possível graças ao apoio e à articulação do Professor Israel Batista no Congresso”, destacou Rudinei Marques, secretário executivo do Unacon Sindical. Visão também compartilhada por Bráulio Cerqueira, presidente do Sindicato “Acompanhei diversas audiências públicas sobre o funcionalismo com a participação do deputado Professor Israel Batista; nelas, os próprios convidados do governo terminavam concordando com nossas pautas”, relatou.

A respeito das eleições de 2022, o Professor Israel Batista fez um apelo: “precisamos fortalecer a base parlamentar que tem compromisso com o funcionalismo e se firmar, no Congresso Nacional e no debate público, como fonte oficial dessa pauta”, concluiu.

REFORMA ESTATUTÁRIA

Instituída na última reunião do CDS, em novembro de 2021, a Comissão de Reforma Estatutária apresentou minuta com as sugestões de alteração no Estatuto do Unacon Sindical.

Em busca de consenso, o colegiado apontou para a simplificação da organização das regionais, com o objetivo de desburocratizar e facilitar a gestão e a utilização de recursos financeiros pelos dirigentes sindicais dos Estados. A redação da proposta será concluída e apreciada em reunião extraordinária do CDS, a ser realizada no prazo de 90 dias.

SAÚDE

O segundo dia do CDS começou cedo, às 6h30, com corrida (6km) e caminhada (3km) e direito a medalha para todos os participantes e troféu para os três primeiros colocados. O primeiro lugar ficou com Bráulio Cerqueira, presidente do Unacon Sindical, que realizou o percurso da corrida em 32 minutos e 20 segundos.

Rudinei Marques, secretário executivo do Sindicato, finalizou a prova em 33 minutos e nove segundos, e ficou com a segunda colocação. José Dário, membro do Conselho Fiscal Nacional, garantiu o terceiro lugar, com 34 minutos e 36 segundos.

Arivaldo Sampaio, diretor de finanças do Sindicato e organizador do evento esportivo, completou a prova em 37 minutos e seis segundos, garantindo o quarto lugar.

Carlos Janz, diretor de assuntos jurídicos, e Valério Victorino André Coelho, delegado de controle interno, realizaram a prova na modalidade caminhada em 41 minutos e 28 segundos.

PRÓXIMO CDS

A próxima reunião do colegiado será realizada de forma virtual ou, a depender do cenário político, em Brasília. O encaminhamento foi aprovado por unanimidade.

CONFRATERNIZAÇÃO

Um jantar comemorativo encerrou o evento “com muita empatia e esperança”, destacou Cerqueira.

Antônio Edilberto Araújo Barreto, delegado sindical do Ceará agradeceu a presença de todos, na condição de anfitrião do evento. “Estou muito feliz por ter contribuído para o sucesso do encontro”, declarou.

Além dos dirigentes sindicais de todo o país, a confraternização contou com a presença dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle lotados na regional do Ceará, e do Deputado Federal Professor Israel Batista (PSB-DF). Confira, abaixo, as fotos do evento.