Primeiro dia de reunião do Conselho de Delegados Sindicais pauta corrida pela recomposição salarial da carreira

Prazo para o governo apresentar e aprovar reajuste no Congresso encerra no início de julho. Dirigentes de todo o país participaram do encontro: presencialmente no Hotel Gran Mareiro, em Fortaleza, Ceará, e virtualmente pelo Zoom

O Conselho de Delegados Sindicais (CDS) deu início à primeira reunião ordinária de 2022 na manhã da última quinta-feira, 28 de abril. Para garantir a participação dos dirigentes de todo o país, o encontro foi realizado de forma híbrida – presencialmente no Hotel Gran Mareiro, em Fortaleza, Ceará, e virtualmente pela plataforma de videoconferência do Zoom. Filipe Leão (BA) conduziu a atividade na condição de presidente do colegiado.

A corrida pela recomposição salarial da carreira de Finanças e Controle pautou o primeiro dia de debate. O prazo para o governo aprovar no Congresso uma proposta de reajuste para os servidores federais encerra no início de julho, o que significa dizer que o envio da proposta precisa se dar até o fim de maio ou início de junho.

“Na prática, maio é o último mês para conseguirmos a reestruturação da nossa carreira. Já apresentamos nossa reivindicação para o governo e, até o momento, a Administração não deu nenhum oficial”, lembrou Bráulio Cerqueira, presidente do Unacon Sindical.

A intensificação do movimento pela recomposição salarial já está em curso. Na próxima quarta-feira, 4 de maio, a carreira vai se reunir em um grande protesto presencial. O Dia Nacional de Luta será realizado em frente ao edifício sede da CGU, em Brasília, DF, a partir das 10h, com a participação de servidores de todo o país. Além disso, a entrega de cargos e o indicativo de greve estão no radar do movimento.

No primeiro dia de reunião, o Conselho apreciou o Relatório Anual de Atividades apresentado pela Diretoria Executiva Nacional (DEN), ratificou a criação da Comissão de Mobilização da Carreira de Finanças e Controle, aprovou a criação de uma campanha de valorização permanente da carreira e debateu o aperfeiçoamento do Sistema do Programa de Gestão de Demandas (PGD/e-Aud) da Controladoria-Geral da União (CGU). O colegiado ainda aprovou, por unanimidade, que não aceita qualquer tipo de glosa de salário baseada em avaliação quantitativa e qualitativa.

 

RECONHECIMENTO

No início do encontro, o presidente do CDS, Filipe Leão (BA), cumprimentou o esforço dos delegados e delegadas sindicais que marcaram presença na reunião, presencial ou virtualmente, apesar das exigências de compensação de ponto na CGU ou de problemas de saúde.

O CDS também aproveitou para parabenizar publicamente o delegado sindical de Roraima, Celso Duarte de Sousa Junior, pelo excelente desempenho no concurso para Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) da Controladoria-Geral da União (CGU), realizado no dia 20 de março.