Unacon Sindical confirma realização dos cursos de Meditação Plena e Culinária Sensitiva

Atividades alcançaram o mínimo de interessados durante a primeira palestra virtual do “Respira em Ação”. Confirmação de presença será enviada para o canal escolhido pelos servidores no ato da inscrição

Boa notícia. O Unacon Sindical confirma realização do workshop de Meditação Plena e da imersão de Culinária Sensitiva. Os cursos alcançaram o mínimo de 15 servidores inscritos na última segunda-feira, 26 de setembro. As atividades integram a segunda edição do projeto de acolhimento emocional do Unacon Sindical, o Respira 2022 (saiba mais em https://unacon.org.br/respira/).

A confirmação da realização dos cursos foi dada, em primeira mão, durante a primeira palestra virtual do “Respira em Ação”, realizada na manhã de segunda, 26. Bráulio Cerqueira, presidente do Unacon Sindical, divulgou a novidade para os mais de 60 servidores que participavam a videoconferência. “Indiquem o Respira 2022 para os demais colegas da carreira. As atividades estão abertas para todos os servidores, independente de filiação”, convidou, após o anúncio.

Com vagas limitadas até 20 participantes e formação de lista de espera, o workshop de Culinária Sensitiva será realizado no dia 26 de outubro, no Paraíso na Terra (DF), com traslado custeado pelo Sindicato. A imersão tem como objetivo ressignificar o ato de fazer a própria refeição, trazendo consciência para o fato de que os alimentos são medicina para o corpo e para a mente. Hellen Pacheco, criadora do projeto Culinária Sensitiva, irá apresentar ferramentas de resgate e cura de memórias por meio de diferentes sabores e aromas.

Com vagas ilimitadas, o programa Meditação Plena será ofertado por três sextas-feiras, nos dias 14 e 21 de outubro e 4 de novembro, de 10h às 11h20, pelo zoom. O workshop irá abordar, de maneira aprofundada, a prática meditativa. A facilitadora Lívia Stábile irá apresentar, para além do básico, diversas e eficazes variações de meditação: todas com técnicas comprovadas cientificamente. Durante o programa, também serão abordados conceitos e recursos de autocompaixão e compaixão.

A confirmação de presença nas atividades será enviada para o canal escolhido pelos servidores no ato da inscrição. A não confirmação implica na perda da vaga.

 

Respira em Ação

A primeira edição do “Respira em Ação” abordou os temas “Emoções no trabalho: precisamos falar sobre saúde mental”, com a psicóloga Aline Kras; e “O ABC da meditação”, com a instrutora de meditação Lívia Stábile.

Na abertura da videoconferência, Cerqueira saudou os colegas e falou sobre a motivação do Respira 2022 e sobre a variedade de atividades ofertadas nessa edição. “Nossa intenção é apresentar diferentes ferramentas de autoconhecimento e incentivar os servidores a darem sequência ao processo de investigação de si mesmo”, disse.

A próxima rodada de palestras do Respira 2022 será no dia 11 de outubro, às 9h. A segunda edição do “Respira em Ação” irá abordar os temas “A importância de uma vida ativa”, com o professor de Yoga Raphael Barros; e “Culinária sensitiva: um projeto para revolucionar o viver”, com Hellen Pacheco, criadora do projeto Culinária Sensitiva. Realizada pelo Zoom, a videoconferência será aberta para filiados e não filiados, e não terá limite de participantes.

Praticante de Swásthya Yôga há 12 anos, Raphael Barros fundou a Escola VitaBhaya Yôga em parceria com Diogo Conte em 2012. Formado em Relações Internacionais, atualmente cursa Educação Física na Universidade de Brasília (UnB). Atua em prol da vida ativa como instrutor e ativista da mobilidade, onde já foi coordenador geral da ONG Rodas da Paz. Ministra oficinas e aulas em empresas e escolas. Ele que irá conduzir as aulas para os servidores contemplados no sorteio de um mês de aula de yoga.

Pós graduada em Terapia Transpessoal Sistêmica, a chef de cozinha Hellen Pacheco acumula mais de 20 anos de experiência. Por meio da Culinária Sensitiva, projeto de sua autoria, a baiana vem desenvolvendo, continuamente, uma ferramenta de autoconhecimento, iluminação e despertar através do paladar. É a criadora do canal A Curandeira, que reúne mais de 2,6 mil seguidores no instagram. Hellen atuará no Respira 2022 como facilitadora do workshop de Culinária Sensitiva.

 

II Respira em Ação

Data: 11 de outubro
Horário: a partir das 9h
Link para entrar na reunião: https://us02web.zoom.us/j/88634425092?pwd=YmxEWENYSFBjM3Y5WVU5V0hpdURaQT09
ID da reunião: 886 3442 5092
Senha: Respira
Realização: Unacon Sindical

 

A videoconferência será aberta para filiados e não filiados, e não terá limite de participantes

 

Programação II Respira em Ação

 

 

9h “A importância de uma vida ativa”

Raphael Barros, professor de Yoga

 

 

10h “Culinária sensitiva: um projeto para revolucionar o viver”

Hellen Pacheco, criadora do projeto Culinária Sensitiva