Transição de governo pauta reunião do Unacon Sindical com Secretário do Tesouro Nacional

Realizado na manhã desta quinta-feira, 3 de novembro, encontro teve como objetivo reiterar a pauta prioritária da carreira de Finanças e Controle e do serviço público e discutir as perspectivas da transição de governo

O Unacon Sindical se reuniu com Paulo Fontoura Valle, Secretário do Tesouro Nacional (STN), na manhã desta quinta-feira, 3 de novembro. Bráulio Cerqueira e Rudinei Marques, presidente e secretário executivo do Sindicato, representaram a Diretoria Executiva Nacional (DEN) na reunião que pautou, entre outros itens, a transição de governo. Luciana de Almeida Toldo e Luiz Alberto Marques Vieira Filho, ambos Delegados de Finanças Públicas; e Paula Bicudo de Castro Magalhães, Subsecretária de Assuntos Corporativos, e Lincoln Moreira Jorge Júnior, Coordenador-Geral de Desenvolvimento Institucional, também participaram do encontro.

A reunião teve como objetivo reiterar a pauta prioritária da carreira e Finanças e Controle neste momento de transição de governo. “O Unacon Sindical expôs em Nota Pública (acesse aqui) a importância de uma transição de governo republicana. Todos reconhecem que o orçamento do próximo ano está subdimensionado, seja em relação às prioridades sociais do novo governo, seja em relação à necessidade de recomposição salarial dos servidores civis, incluindo a carreira de Finanças e Controle. A centralidade do Tesouro na transição não poderia ser maior”, pontuou Cerqueira.

A equipe técnica do Tesouro, por sua vez, já trabalha na produção de documentos e informações para a transição. Para Valle, “estamos em uma nova situação, diferente e desafiadora”. O Secretário se disse atento à pauta prioritária apresentada pelo Sindicato que prevê, entre outros itens, recomposição salarial emergencial, reestruturação da carreira, restauração de mesa de negociação e realização de concursos.

Sobre este último ponto, tema recorrente de conversas entre o Unacon Sindical e a Administração, a STN recentemente ampliou o quantitativo de vagas solicitado ao órgão central de recursos humanos, mas ainda sem resposta.

O encontro também abordou relações de trabalho no pós-pandemia, em especial o Programa de Gestão (PDG). O Sindicato convidou a equipe técnica para acompanhar debate sobre o tema a ser realizado no próximo dia 18 de novembro no âmbito da reunião ordinária do Conselho de Delegados Sindicais (CDS). O evento pode contribuir para o aperfeiçoamento das diretrizes do Programa na STN.