Unacon Sindical e Diretoria de Gestão Corporativa da CGU discutem incremento do acordo de cooperação

Dirigentes do Sindicato foram recebidos pela nova diretora, Érika Lemância, nesta quarta, 1º; Convocação de mais aprovados no concurso também entrou em pauta

O presidente do Unacon Sindical, Bráulio Cerqueira, o diretor de Assuntos Jurídicos, Frederico Carlos Janz, e a delegada sindical do Distrito Federal Roberta Holder se reuniram com a equipe da Diretoria de Gestão Corporativa (DGC) da Controladoria-Geral da União nesta quarta-feira, 1º de março, para debater o termo de cooperação que visa a promoção de ações voltadas à qualidade de vida dos servidores. Pela DGC, participaram do encontro a diretora Érika Lemância, a coordenadora-geral de Gestão de Pessoas, Simei Spada, a coordenadora Ana Luísa Moura e a coordenadora-substituta Mônica Acioli.  

Na primeira conversa com a nova diretora, Bráulio Cerqueira relembrou as ações, como a criação do espaço do servidor na antiga sede e a manutenção do coral, que vêm sendo estruturadas por meio da parceria institucional entre a entidade e a CGU, e colocou o Sindicato à disposição para colaborar em novas iniciativas voltadas à promoção da qualidade de vida dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle lotados na Pasta, bem como com aquelas voltadas para a qualidade de vida e valorização dos aposentados.

Érika Lemância mostrou entusiasmo em ampliar as iniciativas e adaptá-las à nova realidade, para contemplar também os servidores em teletrabalho no Programa de Gestão de Demandas (PGD). 

A equipe da DGC apresentou um resumo das iniciativas pensadas para esse primeiro semestre, que estariam contempladas na cooperação, e se comprometeu a elaborar os novos termos e enviar ao Sindicato. 

Ainda durante a reunião, ficou acertado o apoio do Unacon Sindical ao evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na próxima quarta-feira, 8 de março, a partir das 17h, na sede da CGU, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). A atividade será aberta a todos os servidores, ativos e aposentados, e transmitida ao vivo para os estados. Na programação, música ao vivo, palestras e coffee break.  Mais informações, aqui no nosso site, em breve.  

CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS

A necessidade de convocação de mais servidores aprovados no concurso da CGU em 2022 também esteve em pauta no encontro. O presidente Bráulio relembrou que o quantitativo de servidores empossados foi insuficiente para recompor a força de trabalho do órgão, que atualmente opera com menos da metade da dotação legal.  

A DGC informou que concluiu o parecer técnico-jurídico para embasar a solicitação de ampliação em 25% no número de convocações, com base no Decreto 9.739, de 28 de março de 2019. 

O documento foi enviado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, no dia seguinte à reunião. O ofício, assinado pelo ministro Vinícius Marques de Carvalho, requer a nomeação de setenta e cinco Auditores Federais de Finanças e Controle e 18 Técnicos Federais de Finanças e Controle e apresenta como fatores centrais para a solicitação: I – a situação atual da força de trabalho da CGU; II – as medidas adotadas para otimizar a utilização da força de trabalho; III – o retorno financeiro e social gerado pela CGU; e IV – a adequação à nova Estrutura Organizacional.