AGE desta terça, 13 de junho, conta com a participação de mais de 500 servidores de todo o país

"O ministro da CGU está do nosso lado. Entregamos dados e levantamentos que vão subsidiar a conversa sobre a proposta de remuneração variável da carreira que ele terá com o governo", informou Rudinei Marques, secretário executivo do Unacon Sindical

Unidade. A carreira de Finanças e Controle aderiu, em massa, à Assembleia Geral Extraordinária (AGE) virtual, com paralisação das atividades, realizada na tarde desta terça-feira, 13 de junho. Realizado pelo Zoom, o encontro contou com a participação de mais de 500 participantes. Em pauta, a proposta de remuneração variável da carreira, em complemento ao subsídio.

Rudinei Marques, secretário executivo do Unacon Sindical, iniciou a reunião com a notícia de que o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinicius Marques de Carvalho, irá pautar a proposta de remuneração variável da carreira com o governo. “O ministro da CGU está do nosso lado. Entregamos dados e levantamentos que vão subsidiar a conversa que ele terá”, informou (relembre aqui). “Essa sinalização é muito positiva e pode nos ajudar, e muito, a encontrar uma solução para a assimetria remuneratória com outras carreiras”, concluiu.

Filipe Leão, presidente do Conselho de Delegados Sindicais (CDS), propôs um exercício de avaliação dos cenários que aguardam o movimento. “Na prática, é essa conjunção de esforços com a CGU e a STN que vai nos fortalecer. Mas essa construção entre Sindicato, categoria e órgãos representa apenas uma batalha inicial. Depois dela, teremos outros campos e precisamos estar preparados para agir”, alertou, convocando a carreira para fortalecer o movimento acessando o site diariamente, acompanhando e seguindo todas as redes sociais do Sindicato e, também, filiando-se.

Rodrigo Neres, Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), também chamou a atenção do grupo para a importância de todos participarem, ativamente, das discussões. “Isso nos dará mais clareza e segurança na hora de votar nos encaminhamentos, e também tranquilidade em saber que as decisões tomadas representam a soma de uma construção coletiva”, pontuou, compartilhando, na sequência, que o Tesouro cancelou atividade prevista para a tarde de quarta, 14, em razão da vigília convocada pelo Sindicato. “Começamos com o pé direito. Agora precisamos participar em massa”, comemorou, conclamando a participação de servidores da STN e da CGU no ato.

Durante a vigília – marcada para iniciar às 15h, da próxima quarta, 14, no hall da STN –, a Diretoria Executiva Nacional (DEN) irá fazer um pronunciamento, em primeira mão, sobre a reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar da proposta de remuneração variável da carreira (sabia mais aqui).

 

GRUPO WHATSAPP

O Unacon Sindical também anunciou, durante a assembleia, que irá administrar um grupo de WhatsApp para tratar exclusivamente da proposta de remuneração variável da carreira de Finanças e Controle. Para garantir o debate qualificado e afastar a participação de pessoas estranhas, o ambiente irá contar somente com servidores ativos e aposentados. Para solicitar ingresso, o interessado precisa preencher um formulário de pré-inscrição. O prazo para aprovação no grupo é de 24h.

O link para o formulário de pré-inscrição será divulgado até o fim dessa semana.