Em assembleia na CGU, Unacon Sindical sinaliza continuidade da mobilização e convoca Dia Nacional de Protesto

Atividade será realizada no dia 15 de agosto, com a participação dos servidores lotados nos estados

A carreira de Finanças e Controle segue em mobilização. Na manhã desta quarta-feira, 12 de julho, os servidores da Controladoria-Geral da União e do Tesouro Nacional se uniram aos representantes do Unacon Sindical em uma nova Assembleia-Geral Extraordinária (AGE) para definir os próximos passos do movimento. A agenda, realizada de forma híbrida, na sede da CGU, em Brasília, contou com ampla adesão dos servidores em atividade no prédio. Durante a AGE, foram divulgadas as ações do calendário, com destaque para a convocação do Dia Nacional de Protestos, agendado para 15 de agosto.

A assembleia foi conduzida pelo secretário executivo do Sindicato, Rudinei Marques, ao lado do diretor Frederico Carlos Janz, da vice-presidente do Conselho de Delegados Sindicais, Ana Balthar, do Rio de Janeiro, e da delegada sindical do Distrito Federal, Roberta Holder.

Integrante da Comissão dedicada a tratar da remuneração variável, Roberta Holder relatou as iniciativas que vêm sendo adotadas visando o recrudescimento da mobilização da carreira. “Vamos iniciar a veiculação de peças de divulgação nas regionais e nas sedes, do Tesouro e da CGU, para buscar o maior engajamento dos servidores. Também lançamos um grupo específico de WhatsApp, onde todos são convidados a contribuir com o debate, e centralizamos todas as informações relativas a este movimento no hotsite”, citou.

O secretário executivo apresentou uma breve análise de cenário, diante da reabertura das negociações com o governo, no âmbito da Mesa Nacional de Negociação Permanente. “Ontem estivemos na cerimônia de assinatura do Protocolo e na primeira reunião da MNNP. Oportunidade em que cobramos a instalação da mesa específica da nossa carreira”, informou, ao explicar que, de acordo com a normatização definida, a MNNP irá tratar apenas de questões lineares, que contemplem todas as carreiras, enquanto as questões singulares serão levadas às mesas específicas.

Ainda sobre a negociação unificada, Marques informou que o Sindicato buscará a recomposição das perdas inflacionárias acumuladas visando a recuperação do poder de compra dos Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle.

Para concluir a AGE, o Sindicato divulgou o calendário de mobilização, com previsão de nova vigília no Tesouro Nacional, no dia 25 de julho, de realização do Dia Nacional de Protesto, com a participação dos servidores lotados nos estados, e de uma audiência pública na Câmara dos Deputados.

Fique atento às convocações.