Unacon Sindical defende valorização dos servidores no Dia Internacional de Combate à Corrupção

Evento realizado nesta quinta, 7, contou a presença de Rudinei Marques, Daniel Lara, Elaine Faustino e Frederico Carlos Janz

O Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado em 9 de dezembro, foi tema de evento realizado pela Controladoria-Geral da União (CGU) nesta quinta-feira, 7, em Brasília. A agenda, que também marcou a comemoração dos 20 anos da Pasta, reuniu autoridades e especialistas, entre elas o ministro da CGU, Vinícius Marques, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e a procuradora-geral federal da Advocacia-Geral da União (PGF/AGU), Adriana Maia Venturini, para discutir os desafios do enfrentamento à corrupção no país.  O presidente eleito do Unacon Sindical, Rudinei Marques, também integrou a mesa da solenidade.

Aproveitando a presença de representantes dos três dos principais órgãos que atuam nessa linha de frente, Marques destacou a necessidade de fortalecer a burocracia e valorizar os servidores, especialmente os Auditores e Técnicos Federais de Finanças e Controle, que atuam lado a lado ao efetivo da PF e da AGU nas ações de fiscalização e prevenção.  “Essa data, Dia Internacional, dá a dimensão que esse é um problema mundial, não é um problema só do Brasil. E a pergunta é: como enfrentar esse desafio? O foco da nossa carreira, aqui na CGU, é justamente fazer com que cada real arrecadado se converta em serviços públicos de boa qualidade e, para isso, nós precisamos de uma burocracia fortalecida, técnica, presente, comprometida, valorizada e com acessibilidade social. Deste trabalho dependem milhões de brasileiros”, afirmou, ao pontuar o orgulho de pertencer à carreira de Finanças e Controle.   

Antes de iniciar o discurso, o ministro da CGU reconheceu o esforço e dedicação do Sindicato em prol do fortalecimento da carreira. “O Unacon tem sido muito atuante na defesa dos interesses  dos Auditores e dos Técnicos. Nós já fizemos algumas reuniões esse ano e temos outra agendada para discutir os interesses da carreira, para ver como a gente pode melhorar a qualidade e o ambiente de trabalho, inclusive, a todos os servidores e servidoras.” 

Durante a agenda, CGU e PF assinaram portaria conjunta que cria o Grupo Integrado de Enfrentamento aos Crimes de Corrupção e Desvio de Recursos Públicos no âmbito do Poder Executivo Federal. A iniciativa visa reunir a experiência e expertise dos servidores das duas Pastas.

Também foi assinada portaria entre a PGF e a CGU, que estabelece o procedimento a ser adotado pelas unidades de auditoria interna e pelas procuradorias federais junto às autarquias e às fundações públicas federais, em processos que tramitam no Tribunal de Contas da União.
A celebração dos termos demonstra a alta capacidade técnica dos quadros da CGU tanto quanto os da PF e da AGU, reforçando a demanda da categoria em prol da valorização. 

O Dia Internacional de Combate à Corrupção contou, ainda, com a presença do presidente interino do Unacon Sindical, Daniel Lara, dos diretores Elaine Faustino e Frederico Carlos Janz, além de diversos delegados sindicais do Distrito Federal e dos estados.  A cerimônia foi transmitida ao vivo e está disponível no canal da CGU no YouTube.