Controladoria Regional de Sergipe homenageia Auditor aposentado Maurício Dantas

Dantas dedicou 41 anos à CGU e conseguiu a doação do terreno da sede atual

A Controladoria Regional da União de Sergipe homenageou, em março, o Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) aposentado Maurício Dantas por sua grande contribuição e empenho para a aquisição da sede da CGU no estado. Dantas dedicou 41 anos ao serviço público federal, ocupou diversos cargos como auditor, entre eles, o cargo de gerente regional de controle interno entre 2001 e 2003, período em que conseguiu a doação do terreno junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A atual sede foi inaugurada em 2005.

Maurício Dantas aposentou-se em setembro de 2023 e é presidente da Unacon-Regio de Sergipe (triênio 2024-2026).  Aos 75 anos, ele se autointitula “o ultrajovem”. “Agradeço muito a contribuição de todos vocês pelo reconhecimento. Estou deixando um legado físico – disse referindo-se a placa e ao imóvel- espero deixar também um legado de ideias à frente do Sindicato”, declara.

Muito simpático e comunicativo, Maurício afirma ter muita disposição para ajudar as pessoas com os seus sonhos. “Tenho 75, mas alma de 18. O homem é do tamanho do seu sonho”, disse, citando Fernando Pessoa. Ele destaca que ficou muito feliz pela homenagem e diz que o mérito não é só seu, mas da diretoria à época. “Não se pode focar no ‘eu’, o verbo correto é ‘nós’, a equipe”, enfatiza.

Maurício celebra os tempos à frente da CGU. “Fiz uma administração descentralizada. O trabalho no interior é com a população sofrida, é extraordinário e me deu muita força”. Na sua análise, no entanto, a população brasileira tem que exercer o seu papel e trabalhar em conjunto com a CGU no controle da corrupção no país. “Minha preocupação hoje é reforçar a luta contra a corrupção. Além disso, me preocupo com a melhoria, a transformação, a redenção do serviço público federal”, avalia.