Em continuação de sua coluna, Osmar Monte analisa a vida e trabalho de dois freis brasileiros

A primeira parte da coluna de Oscar Monte pode ser encontrada no site do Unacon, assim como outros textos do autor.

 

A Trajetória dos Dois Santos Maranhenses: Frei Marcelino e Frei Alberto

(Parte 2) 

Coluna do Osmar Monte

 

A igreja Católica não escolhe pessoa para declarar Santo; mas é o povo quem testemunha a santidade de alguém; e produz provas de milagres; e após um processo e julgamento dos fatos, a igreja decreta a Canonização, ou Beatificação, ou a Declaração de Venerável (ou Servo de Deus).

 

Frei Marcelino

A dedicação de Frei Marcelino como evangelizador era total; pregador e orador de eloquência e força na voz; professor exemplar; coordenador das irmandades da Igreja; médico de visão extra-sensorial, era vidente em alto grau e tinha uma intuição sintonizada pelos Anjos. Bastava ele olhar e via no íntimo a doença; não precisava de Hemograma Completo, nem de Radiografia.

Quando Frei Marcelino ia visitar um enfermo com alguns beatos da Igreja, confessava o doente e dava a comunhão. E em certos casos, ele via que não era doença material, era “encosto”, ou espírito zombeteiro; ele dizia para os seus auxiliares: “Chame o rezador”; e o rezador era bem conhecido: “João Nambu”.

Numa manhã em sala de aula do Ginásio (1963), um aluno perguntou ao Frei Marcelino se naquela turma havia alguém com poderes para hipnotizar? Ele olhou para todos e disse: aqui tem dois (e disse os nomes).

 

Frei Alberto

Frei Alberto sentia a alegria em cuidar dos doentes. Como cirurgião tinha mãos santas para operar milagres; e ainda, realizava a bi locação; igualmente faziam: Santo Antônio e São Padre Pio (apresentava-se em mais de um local), quando os doentes chamavam por ele e pediam socorro. Ele pouco se alimentava e não dormia, apenas cochilava; e nos intervalos de trabalho, em espírito, recebia força para continuar a dura jornada de trabalho.

Em 2008 foi aberto processo de beatificação de Frei Alberto Beretta. Em dezembro de 2023 o Papa Francisco, por Decreto, declarou Frei Alberto como Venerável ou Servo de Deus; isso significa avanço para a Canonização daquele que o povo o considerou Santo em vida e fez milhares de curas e milagres. Acredito que Frei Marcelino em breve terá um processo de Beatificação a seu favor.

 

Leia aqui a parte 1.

 

José Osmar Monte Rocha é Auditor Federal de Finanças e Controle (AFFC) aposentado, poeta e professor. Natural de Barra do Corda (MA), Rocha tem assento na Academia Barracordense de Letras desde 1996 e é membro titular da Academia de Letras de Águas Lindas (GO). Já teve trabalhos publicados em pelo menos quatro edições das coletâneas “Escritores do Brasil” e “Poetas do Brasil”, organizadas por Aparício Fernandes. Atualmente é colunista do jornal digital “Turma da Barra”, hospedado no Facebook.

 

 

ENVIE SEU TRABALHO

O Unacon Cultural é um espaço exclusivo para a divulgação de contos, poesias, poemas, crônicas e outras produções dos filiados. A proposta visa revelar, prestigiar e incentivar os artistas da carreira.

Os interessados devem enviar os dados pessoais e o material a ser publicado para o e-mail comunicacao@unacon.org.br. A entidade irá fazer contato com os interessados e acertar a forma de divulgação do material.