Marques questiona a ingerência política em órgãos técnicos

Foi publicado no Blog do Servidor – página da rede Diários Associados – nesta terça-feira, 22 de abril, matéria sobre a ingerência política em órgãos técnicos do serviço público, com foco em anos eleitorais. Segundo a reportagem, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), as Agências Reguladoras, dentre outros, são alvos constantes desta tentativa de manipulação. Rudinei Marques, presidente do Unacon Sindical criticou a prática.

Marques citou o caso da Petrobras como exemplo. “Para fiscalizar recursos de R$ 3 mil, em um simples município do interior, vão seis auditores, com prazo de três a quatro semanas para finalizar o trabalho. Porém, na fiscalização da Petrobras, não raro, são dois, para entregar o relatório em dias. Não seria esse um tipo de manipulação?”, questionou.

O presidente lembrou ainda que a ingerência política pode ter raízes mais profundas. “Lá, na concepção de algum projeto, é possível focar a máquina pública naquela direção que se deseja para blindar determinados interesses”, assinalou.

A íntegra da reportagem pode ser acessada aqui.